Trilogia do Mago Negro #1
Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Autora: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630007
Páginas: 448
Magia é um assunto incrível, não? Admita, eu sei que você gosta. É impossível não amar a chance de mexer os dedos, dizer algumas coisas em latim, e ter o mundo aos seus pés. Ok, nem sempre é assim, mas a ilusão das possibilidades é incrível. Desde J. K. Rowling, livros com feitiços e poderes ganharam uma outra amplitude, e principalmente nós, órfãos de Harry Potter, estamos na eterna busca implacável pela saga mágica substituta. Posso falar? Queria um feitiço que me impedisse de esperar que todos os magos do mundo sejam Harry (ou Hermione).
Sem Hogwarts, sem Dumbledore ou tio Voldy (♥), um mundo completamente novo e com uma magia bem menos impressionante. A protagonista é Sonea, uma favelada (literalmente) que descobre ter poderes mágicos durante uma manifestação contra os magos do Clã. Esses magos são grandes "figurões" da sociedade, e ao lado da realeza, mandam em tudo. Eles tem dinheiro, poder (obviamente) e influência suficiente para promover as Purificações nas favelas, antigo lar da protagonista.
A trama principal, que corre por quase todo o livro (que é enorme), é Sonea se escondendo dos magos. Ao atirar uma pedra que atravessou a barreira de proteção, eles descobriram que tinha uma "selvagem" vivendo sem a orientação do Clã, o que é terminantemente ameaçador perigoso. Sabe Tom e Jerri (sim, o desenho)? É o livro. Certo, é algo com muito potencial, mas a metade se resumiu em Clã procurando Sonea, Sonea se escondendo do Clã. Quando a coisa finalmente se desenrola, você já leu muitas e muitas páginas.
A visão em terceira pessoa realmente ajuda pra conhecer o cenário como um todo. Vários pontos de vista se revezam, e fica possível conhecer a dinâmica dos dois universos: magos e favelados, ladrões. Conhecer os personagens? Nem tanto. Acaba que é tanto nome exótico, tantos núcleos, que eu demorei vidas para saber quem é quem, separar vilões de mocinhos (ainda não tenho a lista exata), e por ai vai. Além de que não me apeguei nem um pouco a Sonea. Protagonista dispensável.
Não quero que me entenda mal: eu gostei de O clã dos magos, vi potencial no livro e acredito que a trilogia seja ótima, mas não no primeiro livro. Isso foi introdução, cheio de personagens e descrição, que você conhece muitas coisas, mas na verdade, não aprende nada. A narrativa flui, as quase 450 páginas passam rápido, mas não prendem desde o primeiro segundo. Quero ler os próximos antes de dizer com todas as letras que recomendo.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa
Já li O clã dos magos, e gostei bastante da temática e da proposta da autora. Não é meu livro favorito, mas me deixou com vontade de ler os próximos da trilogia, que por sinal, já estou com o segundo, e sem previsão para lê-lo! Mas já vi resenhas dizendo que o segundo é muito melhor que esse!
ResponderExcluirapesar de já ter lido várias resenhas ótimas, e falando bem da serie, não tenho vontade de ler!
ResponderExcluirconfesso também que não gosto de Harry Potter ;x
esses negócios de magia ai, e coisas totalmente viajadas não me interessa muito :S
quem sabe se eu ganhar o livro eu leia, mas se depender de eu comprar... não :P
Eu realmente adoro magia, esse livro parece ser ótimo *-* Isso da visão em terceira pessoa é verdade, o livro ta dá vários pontos de vista ;33
ResponderExcluirBeijinhos
ALMOST 18 ~*
Parabéns pela resenha Joana! Já li O Clã dos Magos e curti bastante, apesar de ter achado que faltou um pouco de desenvolvimento na história e de ter me irritado com o excesso de "cês" da Sonea. De toda forma, estou ansiosa para ler A Aprendiz e O Lorde Supremo. Beijo!
ResponderExcluirGostei da sua resenha, mas nao sei, me pareceu que vc nao se empolgou muito pelo livro neh?
ResponderExcluirMesmo ele se tratando de magia, coisa que eu adoro tambem (HP eterno), o livro não me chamou atenção, no futuro quem sabe.
Sei lá, na verdade nunca me animei mt com esse livro.
ResponderExcluirJa tinha lido outras resenhas sobre ele e varias delas o elogiam bastante, mas acho que nao faz mt meu estilo.
Achei ate o tema abordado interessante, e diferente dos livros que tenho lido ultimamente, mas realmente nao me agradou mt.
bjim
Então menina! Comprei de presente de aniversário pro BFF e ele adorou e recomendou, dai comprei um exemplar para mim também, mas estou com medinho de ir com muita sede ao pote, esperando esperar a Mione na história porque ai é sinônimo de dar cá cara na porta. Desde HP não fiz mais do que gostar dos livros que envolvem toda esse ambiente, a coisa de magia e etc, o que nem é culpa dos livros, é culpa da J.K que é fantastica e não deixou espaço pra ninguém!!!!!! ~~todos chora~~
ResponderExcluirAnyway, devo ler até o final do semestre pra sanar minha curiosidade.
Beeeeeeeeeeeeeeijos :)
Tenho interesse por essa série, mas como o pessoal tá bem dividido nas opiniões ainda não empolguei a ponto de comprar o livro. Eu adoro demais HP, duvido que algum livro de magia chegue a me conquistar tanto, então isso também me deixa um tanto receosa.
ResponderExcluirSou curiosa pra ler o livro dessa autora, mas nao vejo muita coisa nessa capa nao '-'
ResponderExcluirAcho que vou gostar, não sei porque, muita gente fala que é bom e alguns que não é tanto.
ResponderExcluirMuuitoo massaaa!! s2
ResponderExcluirto na fissura de ler esse livro a algum tempo já .. não me faça ficar com mais vontade :3 realmente parece ser ótimo .. magia sz'
ResponderExcluirNão gosto muito desse tipo de livro, mas sua resenha me despertou o desejo de ler o livro...Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirMuita gente anda falando dele , então eu vou ler , mas sua resenha me fez ficar com um pé atrás. O autor enrolando só para ganhar mais paginas ?
ResponderExcluirGostei do fato da protagonista ser do sexo feminino e favelada. :)
Bem, este livro despertou a minha curiosidade há algum tempo. Li algumas resenhas falando bem e outras nem tanto, mas nada de diminuísse a minha vontade de lê-lo. Espero que a sequência de O Clã dos Magos seja melhor do que o primeiro livro.
ResponderExcluirBeijos!
http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/