Agência de investigações holísticas Dirk Gently — Douglas Adams


Dirk Gently #1
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413953
Páginas: 240
Comprar
Lista de autores que quero conhecer:
Douglas Adams
Como nerd que se preze, eu conheço a existência de Douglas Adams. Sei que ele escreveu O guia do mochileiro das galáxias, que passou anos em promoções loucas no submarino. Sei que ele disse que 42 é o melhor número (eu sei que não foi exatamente isso, pode guardar a pedra de volta no bolso). Ainda assim, eu não tinha lido nada do cara. Mudei essa condição com Agência de investigações holísticas Dirk Gently

Eu não gostei.

Depois de ter uma singela decepção e precisar de duas tentativas para chegar ao final da história, eu fui ler a respeito e vi que a escrita do autor é justamente o que eu achei: enrolada, lenta, que entrega pouco e cheio de pontas soltas. Eis o problema é que logo o que me desagradou que fez a fama como escritor. A escrita é cômica, mas não segurou só com isso. Eu precisava de uma história concisa desde o inicio, o que não aconteceu, e ter confusão como primeira impressão é meio que um tiro no pé para o ex-futuro-relacionamento entre euzinha e Adams.

Uma coisa que me atrapalhou bastante é não há apenas um fundo narrativo. Adams apresenta o núcleo principal, e outro paralelo, de menor relevância. Esses dois arcos parecem andar separadamente, um deixando o outro a margem, para então ligar os dois de forma que os personagens de um sejam decisivos para o outro. Se você ficou confuso, tudo bem, está na linha certa. É apenas um nó gigante na cabeça, quando você não sabe quem é realmente importante para a trama. 

Na trama, Richard namora Susan, irmã de Gordon, chefe de Richard. Um dia, Richard deixa uma mensagem na secretária eletrônica de Susan, se arrepende, decide escalar o prédio para apagá-la. Sem muito tempo de diferença, Gordon morre, e Richard se torna o principal suspeito. Para defender-se, ele conta com a ajuda de um antigo colega de faculdade, o detetive Dirk Gently, que o flagrou durante a escalada. 

O principal problema é que o protagonista, Dirk Gently, demora muito para aparecer. Eu fiquei procurando por ele nos primeiros capítulos, e colocando seu nome em qualquer rosto que era descrito, só para depois apagar a imagem mental e começar novamente outro caça ao Dirk. 

Quando a história engrena e toda a confusão começa a ganhar sentido, parece bom - mas eu já estava exausta. Agência de investigações holísticas Dirk Gently é muito cansativo para leitores de Adams de primeira viagem, e não há nada que tenha sido muito cativante para que eu diga que faz valer a leitura. Dizem que quem gosta dos outros trabalhos do autor, considera esse tão bom quanto. No mais, não vou dar segunda para essa primeira impressão.

Comentários

  1. aaah, já li muitas resenhas dos livros dele mas nunca me interessei por nenhum
    não me agrada, e a escrita dele acho que vai ser uma coisa a me incomodar bastante ;x
    as promoções são sempre bem loucas mesmo, mas nunca me pegaram não... ainda bem né, porque se a leitura se tornou arrastada para você, imagina para mim Oo
    a trama parece ser bem louca, até porque quem escala um prédio só por causa de uma mensagem né? mas mesmo assim, eu passo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!