After: Depois da esperança • Anna Todd | O vídeo sobre batom vermelho da Jout Jout agora é um livro!


After #4
Autora: Anna Todd
Editora: Paralela
ISBN: 9788584390069
Páginas: 352
Comprar
A principio, After era para ser uma série de 4 livros. Virou 5 porque a autora resolveu que quanto mais direitos autorais melhor, e tá certa ela. Porém, para fins de minha consciência, acho quatro livros um número razoavelmente bom para dar um parecer sobre a série. Já conheço a capacidade de Anna Todd de enrolar, de escrever 500 páginas de algo que é contado em 250, e de nos fazer de trouxa achando que as coisas podem, um dia, melhorar. Pois eu achei que não seria otária, e não. vou. ser. RUM.

Esse é meu jeito sutil como uma morsa de dizer que After: Depois da esperança foi o ponto final da série para mim. Se antes eu conseguia me envolver nos dramas mesmo quando discordava deles, dessa vez, para terminar cada capítulo foi necessário uma força de vontade medonha, do tipo que move montanhas e nos faz levantar antes do amanhecer para ir na academia. Porém essas coisas movedoras de montanhas tendem a nos deixar felizes consigo mesmos, orgulhosos da força de vontade e etc. Lendo After, tudo que eu queria era chorar de aflição. 

Porém, ao invés de contar o que acontece no quarto capítulo da história de Hardin e Tessa, tenho uma forma melhor de narrar cada plot do romance deturpado desses dois. Ou melhor: Jout Jout tem.
Tenho certeza que alguém traduziu esse vídeo para Anna Todd, e ela tirou todo o material para compor a trama de Depois da esperança. Tudo, tudo, tudo que Jout Jout narra como relacionamento abusivo, cada caso angustiante, é representado no história. Esse quarto livro leva ao ápice todas aquelas insinuações abusivas que os livros anteriores vinham mostrando, só que em proporções menores. O terceiro livro pesou mais que os antecessores, porém os pequenos momentos de ar fresco diminuíam a intensidade do livro como um todo. O que acontece é que todo aquele comportamento horroroso do Hardin serviu como preparação de terreno para este momento, este quarto livro que dói na alma de tão doentio.

A questão é: uma coisa seria Anna Todd retratar esse relacionamento como sendo algo realmente abusivo, como se a personagem se visse presa nesse namoro unilateral e não conseguisse terminar por se sentir ameaçada emocionalmente. Outra coisa MUITO DIFERENTE é Todd vender isso como o grande romance americano. PARA, GENTE, POR FAVOR. Cada momento, tanto os que Tessa se sente mal quanto os que se sente amada, é sufocada por um Hardin que beira o psicótico. A única solução sensata para essa série é que, ao final, Tessa dê um tapa na cara de Hardin e assuma as rédeas da própria vida. Contudo, somos a geração 50 tons de cinza, e aposto que isso infelizmente não vai acontecer.

Na verdade, o relacionamento abusivo é algo tão incorporado na narrativa que nem de plot serve mais. A autora totalmente ignora isso, como sendo parte da realidade dos personagens do mesmo modo que o cabelo da Tessa é loiro e do Hardin, escuro. Enquanto isso, Todd fica dando voltas e voltas nas famílias dos personagens para dar enredo pros tantos livros que se comprometeu em escrever. Não tem história, ela sabe disso, então vamos fazer bagunça e encher páginas com plots despropositais!

Péssimo, gente.

UPDATE

Então, escrevi essa resenha e fui comentar sobre o livro com os migos do twitter. O resultado é que agora eu não apenas quero, como PRECISO ler a continuação. After: Depois da esperança não vai ser meu último capítulo de After.

UPDATE 2

Li. A continuação não é tão péssima quanto essa, mas não compensa. Um final não apaga 2000 páginas difíceis, Todd, NÃO. APAGA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!