
Autora: Holly Black
Editora: #irado
ISBN: 9788581633916
Páginas: 224
Nota:




Comprar
Holly Black é dessas autoras que a gente ama sem nem conhecer. É meio por influência da timeline, sabe? Você já leu algo dela? Não. Já bateu um papo no twitter? Não também. Você se considera fã? Uhum. É muito difícil encontrar pessoas falando coisas que não elogios para seus livros, e a simples suspeita de um título novo traduzido para terras tupiniquins é motivo para comemorações. De uma forma ou outra, a gente entra na onda. E cria expectativas, óbvio.
Boneca de ossos não é o primeiro livro traduzido de Black, mas foi o primeiro que veio parar comigo. A verdade é que eu esperava tanto que nem li a sinopse – que dúvida que seria ótima?! Só pelo título e capa, eu imaginava algo bem macabro (e vocês devem saber que eu adoro bizarrice). A realidade? Nem tão sinistra assim.
O livro começa nos apresentando aos amigos Poppy, Zach e Alice brincando com seus bonecos de ação e criando aventuras imaginárias. Governando os piratas, as sereias e todas as criaturas que figuram seus jogos, está a Grande Rainha, uma boneca grande que fica na cristaleira da casa de Poppy. Então que, certo dia, o espírito da boneca Rainha aparece para a dona, contando sua história e pedindo por ajuda. Poppy, Zach e Alice logo partem para uma grande aventura, tendo a boneca de ossos como missão.
É um infanto juvenil. Um INFANTO juvenil. Quando eu abri o livro e me deparei com as crianças brincando, fiquei imaginando que ao virar a página e encontrar o próximo capítulo, o tempo teria avançado e então teria uma narrativa protagonizada por adolescentes. É por isso que as pessoas da timeline amam tanto Holly: por suas histórias com adolescentes. E não foi o que encontrei. Nem na página seguinte, nem na próxima. Na real, essa é trama bem fraquinha para um público com pouco mais da metade da minha idade. Em outras palavras: não para mim.
Mas passado o choque inicial, eu poderia gostar da história infantil – as vezes isso acontece e me cativa. Só que Holly não deixava atraente. Os blurbs da contra capa eram tão instigantes, falando de terror e sustos, que cada página virada e bocejo dado era um balde de água fria nas expectativas. Não era aquilo, nada daquilo. Não assustava, o mistério não prendia e a boneca não dava medo. O que é bastante falho, já que dar medo é 70% da função de uma boneca. Até Hollywood sabe disso.
Foi decepcionante por ser diferente de tudo que eu imaginava. Não era adolescente, não era assustador, não era instigante. Boneca de ossos é rápido, curto, um livro para você emprestar para a priminha de dez anos que acha livros bonitos. Garanto pra você que não vai tirar o sono de ninguém.
Beijinhos ♥
AH, MENTIRA!
ResponderExcluirEu realmente pensei que esse livro fosse de terror. Olha essa capa, gente. O nome é Boneca de Ossos! Se bem que eu nem leio livros de terror, mas enfim... Pelo menos nem vou perder meu tempo. Obrigada!
O blog passou por uma reforminha ;)
Clara
@clarabsantos
clarabeatrizsantos.blogspot.com
estou curiosa para ler este livro mais por causa da diagramação dele mesmo... andei vendo umas fotos e fiquei super curiosa! *-*
ResponderExcluireu também achava que o livro seria bem macabro, mas depois de ler umas resenhas dele, fiquei um pouco decepcionada neste ponto ;x
é, só de saber quer é um infanto juvenil já me faz mudar de ideia quanto a trama...
acho que eu também irei me decepcionar, mesmo já sabendo o que esperar da trama... estou um pouco empolgada com a leitura, saber :S