Silo — Hugh Howey

Silo — Silo #1
Autor: Hugh Howey
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580574739
Páginas: 502
Nota:
Comprar
O problema é que Silo demora para prender o leitor. No meu caso, demorou tanto que mesmo quando surgia um plot mais instigante, eu já estava de saco cheio demais para curtir a trama. A narrativa é cansativa, enrolada, muitas vezes sem objetivo, e demora mais ou menos 100 páginas só para nos apresentar a protagonista citada na quarta capa, Juliette.
Obviamente é diferente das distopias adolescentes que estamos acostumados a ver nas listas de mais vendidos. Silo é uma trama com personagens adultos, tem uma narração mais pesada, um feeling muito mais enrolado do que você espera quando abre (até mesmo se já abrir esperando algo confuso). É um livro que se prende em muitas mínimas coisas e deixa para o leitor fazer sua parte em compreender tudo. Não é, nem de longe, um livro ágil, animado, empolgante. De certa forma, me lembrou bastante 1984, o clássico de Orwell.
Demorou muito tempo para o autor introduzir o leitor nesse contexto. Entre divagações, subir escadas e comentar sobre aspectos gerais da vida no silo, o livro vai perdendo o que poderia ser a chance de ter uma reviravolta. Quando são usadas cartas na manga ou narradas cenas de ação, você já está bastante saturado daquela narrativa e daqueles personagens.
No atual nível das coisas, três dias são o suficiente para que eu leia quatro livros com cerca de 300 páginas. Silo passou esse mesmo tempo na minha mesa de cabeceira, o que é bastante coisa, e confesso que deu bastante vontade de largar. Ele não combinou com meu ~momento literário~, não empolgou, saturou e cansou.
Talvez se você goste de narrativas mais lentas e não se importe de passar vários dias com a mesma história, se arrastando muito devagar para raramente ter alguns picos de animação (que não me animou, btw), se tenha realmente adorado 1984 pelo modo como é apresentado, você tem chances de gostar de Silo. Para mim, não rolou. E não pretendo embarcar numa série com livros de 500 páginas que podem facilmente serem contados com metade.
Beijinhos ♥
não combina mesmo com estes momentos! hahaha
ResponderExcluirdesde que vi resenhas e comentários deste livro, senti que não ia gostar :S
não me interesso mesmo por ele, então nem vou tentar ler ;x
Já li algumas resenhas sobre este livro. Algumas delas inclusive, elogiando o enredo, outras, nem tanto. Mas ainda continuo na dúvida, pois a história em si, tinha tudo para ser boa ...
ResponderExcluir