Dias de sangue e estrelas por Laini Taylor

Feita de fumaça e osso #2
Sem spoillers do anterior
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580574067
Páginas: 448
Nota: 
Livros anteriores: Feita de fumaça e osso
Comprar

A minha memória é ruim, mas tipo, muito ruim mesmo. É até engraçado como as pessoas dizem que quem tem o costume de ler muito, acaba desenvolvendo essa capacidade de lembrar com mais facilidade das coisas e comigo acontece justamente o contrário. Tenho uma dificuldade imensa em recordar detalhes e, quando tem cerca de um ano entre um livro e sua continuação, normalmente estou apagada (salvo em finais muito WTF que posso ter 87 anos e ainda recordarei esse momento enquanto faço cookies). Entre Feita de fumaça e osso e Dias de sangue e estrelas, primeiro e segundo volume da série de Laini Taylor, tudo que eu podia lembrar sobre a história de Karou sumiu. A única coisa que eu sabia é que tinha gostado MUITO. E, ok, essa é uma ótima lembrança.

Essa série em especial é uma miscelânea de informações que se entrelaçam aos poucos, de situações que puxam outras situações, acontecimentos simultâneos, vários personagens, várias criaturas, várias pessoas de nomes estranhos. Dias de Sangue e Estrela tem um fluxo intenso de atos, fatos e novidades, e cair de cabeça nele não é uma das coisas mais fáceis do mundo quando sua memória falha. São quase cem páginas até que eu recordasse os personagens, quem morreu no anterior e o que levou àquilo tudo. Claro que depois que situei, as coisas só foram. E foi muito, muito bom.

A história que Laini criou é diferente e ousada, conseguiu trazer criaturas convencionais de um modo completamente novo e ainda não visto em livros YA. E você sabe o mercado que vivemos, ver algo se destacar num meio tão saturado é motivo de comemoração com direito a cupcakes de frutas silvestres (?). Tudo que a autora apresentou no primeiro livro (que lembrei depois de um tempo) ganha forma e detalhes na continuação. Dessa vez não é mais uma garota estranha de cabelo azul. Vamos a fundo no mundo de Karou, as criaturas com quem convive e a que pertence. Tudo isso na véspera de uma batalha épica em que a garota é uma peça chave durante o "armamento" e que vai bater de frente com o inimigo por quem foi apaixonada. E, por mais que tente fugir e se enganar, ainda é.

Karou é uma boa protagonista, principalmente agora tem total ciência de seus poderes e dever com a humanidade (e os não-humanos também). Entretanto, a autora optou por dividir em vários o ponto de vista, e temos consideráveis doses de Akiva aqui também, mostrando o seu lado da moeda, do universo. Foi uma visão muito abrangente da história como um todo, complicando a parte em que você escolhe um lado para torcer. Tem prós e contras tanto no mundo de Karou como no mundo de Akiva e, quem sabe, nem sejam tão opostos assim. Por outro lado, se é necessário escolher alguém pra contar a história e abraçar de tanto amor, fico com Zuzane e Mik, amigos humanos da principal. Os dois são divertidos, fofos, esbanjando química e um balde de água fresca em meio a comoção épica e fantástica que circulava entre os sobrenaturais. Os emails que Zuze mandava para a amiga foram o ponto alto da história e ri alto.

Por incrível que pareça, Dias de sangue e estrelas, com toda a sua glória de 450 páginas, termina muito, muito rápido. Em menos de um dia passei de "eu preciso lembrar dessa história" para "cadê a continuação nas minhas mãos?". Do mesmo modo que Karou se destacava no mundo humano com seu cabelo azul, Laini Taylor se destaca no mercado literário contemporâneo por escrever uma série única e audaciosa, que flui muito bem e não deixa a desejar em momento algum. Os elementos que a gente gosta e procura em um livro estão todos ali, misturados, bagunçados e num ritmo frenético. Cá entre nós, dessa vez acho que não esqueço dos personagens ou do final. Quer dizer, definitivamente não esqueço do final.
Beijinhos ♥

Comentários

  1. nossa, isso também acontece comigo! nunca vi uma pessoa com memória tão ruim igual a minha!
    e me falam a mesma coisa: como sua memória é ruim? ler não ajuda nisso? hahaah
    serio que você gostou do primeiro livro?? meu, eu comecei a ler segunda e ontem desisti! achei a história um PORRE!
    não pretendo terminar de ler Feita de Fumaça e Osso e muito menos começar a ler este, sorry :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÉ? Minha memória deveria ser ótima, porém... Tenho uma dificuldade gigante de lembrar os detalhes de livros, é triste. hahahaha
      E sobre Feita de fumaça e osso: Continue, continue, continue! Pode ser que o começo não empolgue muito, mas dê outra chance que duvido que você se arrependa. Do meio pro fim é totalmente sensacional <3
      Beijos

      Excluir
  2. OMG, você foi rápida! UHHUSHUSA Estava esperando a resenha lá pra semana que vem, mas melhor assim, porque tbm terminei o livro recentemente e assim posso surtar *---*

    Mas vamos lá, sei como você se sente não lembrando das histórias, eu sou assim tbm, acho que o fato de ler um livro atrás do outro acaba juntando muita informação e acabo esquecendo algumas coisas. Mas Feita de Fumaça e Ossos eu lembrava do principal, a amizade da Karou e da Zuze (que acho é a melhor do mundo YA), como ela e o Akiva se conheceram, e todos os fatos surpreendentes do final que foram WOOOW, mas fiquei meio perdida no começo de Dias de Sangue e Estrelas tbm, principalmente por passar algum tempo depois do final e eu ficava me perguntando o que diabos aconteceu até chegar lá HUAHUSAHUSA

    Mas se eu achava que Feita de Fumaça e Osso foi surpreendente, esse foi um tapa na cara UHASASHUASUH Porque meu Deus, quando parecia que finalmente tudo estava certo, que eles (qualquer um dos personagens, porque todos estavam meio se fudendo) tinham conseguido, tem toda uma reviravolta que me deixava WTF?! AHSUUHSAHUSUSH E toda a ação, o suspense, e todas as revelações me deixaram fascinada! Preciso do próximo pra ontem!

    E siiiiiiiiiiiiim, Zuze e Mik são tããão <3 <3 <3, todos os caps dela era muito amor e risadas, e foi realmente um alívio no meio de tanto sofrimento e dúvidas. Tenho que dizer novamente que a amizade delas é linda, mesmo!

    E sobre os capítulos, achei uma sacada muito boa, porque te deixa ainda mais curiosa e eu achei tããão GRRM, o que eu amei, é claro *---* E poder saber mais sobre a situação de cada um nessa guerra, tanto Akiva, Karou e até mesmo a Sveeva (até agora me pergunto como se pronuncia isso HAUSUAHS) deu um toque ainda mais especial ao livro. E todas as reviravoltas que a Laini criou, como o caso do Imperador, o Ziri com o Lobo Branco, foi maravilhoso. Demais. Demais.

    Como você disse, ela criou um mundo inovador em meio a tantos livros 'mais do mesmo', sem foque no romance, e apesar disso transbordando emoção, e ação e WOOOOOOWs!
    Já disse que quero o próximo pra ontem né? Porque senão daqui a pouco estarei relendo os dois mais uma vez <3

    ResponderExcluir
  3. Eu também amei o primeiro livro e minha memória também é um pouco falha...vai entender né,,, como tanto que a gente lê. Mas o que importa é que me lembro por alto e gostei msndo.m do livro.
    Já vou comprar logo o segu

    ResponderExcluir
  4. Chorando pra ler também! O primeiro foi tão bom, um clima tão gostoso, trama super bem feita e gostosa de ler. Esse já vi que vou animar e muito de novo. Pena que vai acabar rapidinho mesmo, esperar e querer mais é tenso!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler feito de fumaça e ossos
    comprei o meu e adorei a capa e logo irei ler ele.
    Este segundo só deus sabe quando poderei comprar, mas já está na minha lista de desejados=)

    ResponderExcluir
  6. Eu amo a capa desse livro, acho que, pra mim, é a mais bonita da trilogia. Como a minha memória também é fraca, séries são um problemas pra mim, tenho que acabar relendo os livros depois de lançados. Por isso, geralmente espero toda a saga ser lançada e só depois me disponho a ler, todos os livros de uma vez só. Essa, particularmente, me deixa bastante curiosa, mal posso esperar pela leitura!

    ResponderExcluir
  7. Minha memória é boa até, depois de algum tempo que comecei a ler, era bem ruim, fraca de tudo. Mas livros ótimos, me lembram até detalhes, já alguns, esqueço. Gostei de ter vários personagens, além de criaturas *-*. Sobre a autora ter inovado e não ser clichê... me deixou super animada. Karou já parece ter se tornado uma protagonista ainda mais legal, fora os poderes. A leitura, por ser bem rápida deve ser muito gostosa de se ler. Espero poder conhecer ainda este ano a série.
    Beijos Joana.

    ResponderExcluir
  8. Joana,
    Isso acontece mesmo...sempre faço um esforço pra lembrar alguns detalhes dos livros anteriores e se não consigo dou uma relida rápida só pra relembrar...rsrsr'.Gostei muito da sua resenha e estou louco pra partir pra leitura dessa trilogia,mas primeiro tenho que concluir a minha leitura atual que é a trilogia Grisha que diga-se de passagem é muito bacana!
    Abraçõs!!!

    ResponderExcluir
  9. kkk Acontece comigo também.Assim, eu lembro cenas chaves mas detalhes, é muito difícil.
    Bom saber que no segundo livro a história continua boa.
    Pontos de vista divididos costumavam me incomodar mas agora alguns eu até gosto, principalmente se for o namorado(a) do principal do livro.Então acredito que vou gostar.
    Você leu 450 páginas em menos de um dia ? :O

    ResponderExcluir
  10. Adoro series e trilogias, mas as vezes acabo desanimando um pouco com algum dos livros, que foi o que aconteceu com este, li o primeiro livro mas neste parei na metade, pretendo terminar, mas não tenho muita pressa.

    ResponderExcluir
  11. Pior que também tenho esse "probleminha" de memória. Dificilmente lembro dos detalhes. Então, os autores "precisam" me lembrar logo nas primeiras páginas os acontecimentos mais importantes do volume anterior. Acho que um ponto forte foi a divisão da narrativa. Aprecio muito isso, pois só assim, dar para termos uma visão mais ampla da coisa.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Por isso que é ruim em se ler uma série. Se se passa muito tempo depois da primeira leitura do livro, com certeza, você vai esquecer certos detalhes da história. E isso é muito ruim. Por isso, as vezes, deixo a série toda sair e depois leio todos em seguida. Assim me abstenho de me perder e ficar boiando na história. E pelo que vi aqui digo que ainda bem não consegui ler. Vou tentar ler todos juntos. Rsrsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Amei amei amei a resenha, devo dizer que não li o primeiro e estava com medo de ler essa resenha e pegar spoiler, mas isso não aconteceu e me deixou ainda mais curiosa pela trilogia. Eu também sou uma pessoa que me esqueço rápido de alguns livros e quando vou ler a continuação tenho que dá uma passadinha rápida no anterior, acho que vai ser legal eu ter os livros em mãos e ler todos de uma vez só, no embalo. Adorei quando vi que você deu 5 estrelas e li toda empolgada a resenha e não me é arrependi. E que capa mais linda é essa? Perfeita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!