Endgame — James Frey


Autor: James Frey e Nils Johnson-Shelton
Editora: Intrinseca
ISBN: 9788580571868
Páginas: 504
Comprar 
Com uma clássica capa de distopia. Endgame foi lançado no Brasil para entrar pro hall de sinopses enigmáticas e irresistíveis do gênero. O primeiro livro da trilogia homônima parece um encontro de Jogos Vorazes e Battle Royale, com uma pitada de originalidade que chama atenção desta que vos escreve, que adora bizarrices. Foi sem conhecer a fundo e cheia de curiosidade pelo mistério, que comecei a leitura e fui seduzida logo nas primeiras páginas. Mas depois foi des-seduzida ou sei lá qual é a palavra certa para essa situação.

O livro de James Frey vai narrar o mundo que a gente conhece prestes a ser destruído. O futuro da espécie humana depende de 12 jovens criados para serem mortais. Eles sabem que são descendentes diretos Da linhagem humana e todas as pessoas do mundo tem algum traço com algum parente deles na arvore genealógica. Sabem, também, que um desastre iminente chegará e eles deveram participar do Endgame, uma disputa sem regras em busca de três misteriosas chaves que garantirão a sobrevivência de seus descendentes em uma Terra destruída e praticamente vazia.

Admita: é interessante. É algo que lembra outros títulos de sucesso. Também é comercial até a ultima linha (coisa que até o autor admitiu, btw). É interessante. Logo nas primeiras páginas somos apresentados aos diferentes competidores do Endgame, e essa apresentação vem seguida de uma tragédia que marca o inicio do fim dos tempos – a competição, no caso. Não levou tempo para que eu ficasse ávida por mais e precisasse de cada vez mais páginas, mais mistérios e mais pistas. Porém, como todo livro com muitos pontos de vista, eu perdi o encanto logo após 150 páginas.

Não adianta, eu não consigo gostar e ficar presa por muito tempo quando a narrativa é assim. Em Endgame são muitos personagens dividindo a atenção, são muitos detalhes de personalidades diferentes, e, mais importante, são muitos nomes exóticos de originalidades distintas para que eu conseguisse assimilar quem é quem sem precisar pensar muito. Uma coisa puxa a outra e, sem demora, eu estava cansada da história.

O autor abusa daquela tática de terminar capítulos no ápice de emoção, o que não seria ruim se a continuação estivesse na página seguinte, mas não é assim que funciona. É caboom com Fulano numa página e, na seguinte, você precisa acompanhar outra pessoa fazendo outra coisa até chegar em outro caboom e pular para outra pessoa. É na busca por mais que você pega no sono. Eu peguei.

Do meio para o fim, Endgame se tornou desgastante, e a leitura, arrastada. Na tentativa de ser instigante, James Frey pesou a mãe e acrescentou coisas de mais, detalhes de mais; Para um livro cujo objetivo é entretenimento, precisa prestar atenção demais. Claro que o leitor dedicado que juntar todas as peças e descobrir o segredo do livro ganha 500 mil dólares (dá um google, é verdade), mas se você for ler sem o objetivo de ficar meio milionário, aquele conjunto de informações está lá só para lhe confundir. Eu não consegui ler Battle Royale inteiro por um motivo - o mesmo que me afastou dos livros restantes da trilogia Endgame. Uma pena, porque se eu dedicasse meses da minha vida, poderia ficar ligeiramente rica antes de me formar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!