Água Para Elefantes

Água Para Elefantes por Sara Gruen


Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera. 


Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296158
Páginas: 272
Comprar


Provavelmente vc já foi em um circo (se não, lamento informar, mas vc tem um abismo negro na história da sua vida!). O que vc viu? Mágicos fazendo truques que embora toscos vc não descobre? Palhaços contando piadas sem graça ou partindo logo pro apelo sexual? Animais perigosos e engraçadinhos? Mas e o que acontece quando a "magia" termina? Essa é a pergunta respondida pelo universo de Água Para Elefantes, da autora Sara Gruen.


Jacob tem 90 anos. Ou 93. Mas qual a diferença? Agora ele mora em uma casa de repouso, é um peso para os filhos e netos, e ninguém o deixa comer espigas de milho. Guardando segredos durante 70 anos sobre sua juventude, os fantasmas do passado voltam com tudo quando um circo chega na cidade. Com 23 anos, Jacob foi o veterinário do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.


Prestes a se formar em Veterinária na conceituada Universidade Cornell, seus pais morrem em um acidente de carro, deixando uma enorme dívida pela casa hipotecada, meio arranjado para conseguir pagar a faculdade do único filho. Transtornado com a verdade, Jacob abandona as provas finais e pula no primeiro trem que vê, o trem do Circo Irmãos Benzini. 


Contratado como veterinário, Jacob tem que se adaptar a dura realidade do espetáculo, sofrer nas mãos de Tio Al, o dono mal encarado do Circo, e August o bipolar chefe do setor dos animais. Ainda por cima, August é casado com Marlena, a mulher por quem Jacob se apaixona. Não satisfeito, ele se apaixona também por Rosie, a estupida elefanta do circo.


Não vou dizer que é uma leitura agradável. O livro é muito bom. Eu não esperava muito e acabei gostando, mas algumas partes não é o que dá para chamar de leitura leve. Não sou nenhuma colaborante do PEETA, mas me senti mal em ler algumas cenas de violência com os pobres bichinhos. E com humanos também. Não espere que Água Para Elefantes seja um livro mel com açúcar. Muito longe disso. 


A adaptação pro cinema tá fazendo um super sucesso, mas ainda não vi, escolhi ler o livro antes. Mas mesmo assim, não consegui desligar o Jacob do Robert Pattinson, que por sua vez, não foi desvinculado do Edward. Então, na minha lógica furada, era o Edward dando água para elefantes. O que não faz sentido nenhum. 


Eu já não sou muito fã de circos, depois de Água Para Elefantes não faço a mínima ideia da reação á lona. O universo dos circos que a gente conhece é bonitinho, coloridinho, eba - é mágico. O Circo que ninguém nos mostra é cruel, violento! Talvez com o passar dos anos tenha mudado, mas a essencia que Sara nos mostrou é a mesma. E não é nada legal.


Um bom livro. Gostei. O Jacob com 90 (ou 93) anos é engraçado, irônico e mal humorado. O Jacob de 23 é  ingênuo demais. Eu ri em algumas partes. Outras foram de partir o coração. Mas acho que é algo que, para vc que gosta de circo, não pode deixar passar em branco. E lá vai eu estragar a magia da sua vida. Desculpa!


"Eu o odeio. Odeio por ele ser tão bruto. Odeio estar submisso a ele. Odeio estar apaixonado por sua mulher e sentir algo muito parecido com isso pela elefanta. E, acima de tudo, odeio ter decepcionado as duas. Não sei se Rosie é inteligente o suficiente para me relacionar ao castigo que recebeu e me pergunto por que não fiz nada para impedi-lo, mas estou relacionado e não fiz nada."
Página 144


Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

Comentários

  1. Ola!!!
    Mesmo antes do filme e tudo mais sobre a interpretação do robert, sempre tive curiosidade de ler este livro só que a antiga capa não me interessava pra comprar. Mas agora com a capa do filme to louca pra comprar e ler Agua pra elefantes.Eu nunca fui ao circo(sinto este abismo ao ler esta palavra: Circo!!rsrsrsr) mas pretendo ir em breve, pela magia do espetáculo,as maravilhosas apresentações.Quero fazer igual a vc quero ler primeiro o livro pra depois assisti o filme, p/não perder a essencia do livro, já que li algumas resenhas sobre o filme falando dos pessímos roteiro e atuação do robert.Mas enfim primeiro quero ler e assisti p/ter minha opinião.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo já que eu tenho vontade de ler o livro, antes mesmo de ele pensar em ser um filme. :b
    Mas acabei me esquecendo dele, até ele reavivar com todo o lance do filme.

    Não tive a oportunidade de conhecer a história toda, ainda, mas sempre soube que o circo não era um lugar agradável fora do picadeiro. E esse livro parece ser do tipo que te marca por um bom tempo, no estilo de "O Caçador de Pipas"..

    A cada resenha que leio minha vontade de lê-lo aumenta. E não vou assistir o filme enquanto não ler o livro. Até porque não faço muita questão se tratando da Reese Witherspoon e do Edward(vai demorar muito pra ele voltar a ser Robert) como protagonistas.

    Eu ri, com o Edward dando água pra elefanta. De fato, o Robert combina com a Kirsten, porque os dois são tão sem graças.. :/

    Bom chega de falar né?!
    Beijinhoos.

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro há pouco tempo, fiz a resenha lá no blog (caso, queira conferir). Adorei as partes do Jacob "velho". Achei um romance interessante, mas, com algumas partes chatinhas... Não cheguei a ver o filme, mas, pretendo fazer isso ainda.. rsrs

    Beijos
    Ann G. .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!