Footloose por Rudy Josephs

Footloose

Quando Ren, saído de Boston, se muda para uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos, enfrenta um intenso choque cultural. Em Bomont, a diversão é proibida: nada de ficar fora de casa até tarde; festas, sem chance; o rock é banido e simplesmente esqueça sair para dançar. Agora ele está engajado em uma causa simples: fazer com que todos possam se divertir! Daqueles que não desistem com facilidade, Ren desafia a ordem local enquanto luta para chamar a atenção de Ariel, a bela e atraente filha do reverendo Shaw.

Autor(a): Rudy Josephs
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501096708
Páginas: 240
Nota: 
Comprar

Acho que todo mundo sabe que não gosto de filme nem livro antigo. O primeiro Footloose é de 1984, que mesmo sendo os anos 80, uma década conturbada, não é um cenário que me conquiste. Em outras palavras, nunca vi o filme. Ao saber que seria lançado uma adaptação de uma adaptação, já no século XXI, com pessoas de uma realidade mais semelhante à nossa, fiquei curiosa e dei uma chance para o clássico refeito... Posso falar? [...] A lombada é linda! 

Há três anos atrás, a pequena cidade de Bomont teve um terrível acidente que resultou na morte de 5 adolescentes que tinham acabado de sair de uma festa regada à dança e cerveja. Entre as vitimas, estava Bobby, filho do reverendo Shaw que também é do Conselho Municipal, que com o apoio da comunidade elabora uma lei que proíbe dança, música alta e qualquer outro tipo de festividade sem autorização. 

A história começa de verdade com a chegada de Ren, um órfão de 17 anos, na cidade para morar com os tios, depois da morte da mãe doente. O passado do protagonista é triste e desde sempre ele buscou o apoio que precisava na música alta, dançando como se o mundo fosse acabar. Em Bomont isso é proibido e logo nos primeiros dias, já é convocado para uma audiência por "perturbar a paz". 

O livro é muito rápido, a narrativa é prática e pouco descritiva. Você não tem características físicas dos personagens, além de coisas generalizadas como "bonitinho" - ok, é bonito, mas é loiro, moreno, alto, baixo...? Você tem uma base se já olhou o filme ou até mesmo o trailer, mas sem isso você cria seus próprios Ren, Ariel, Shaw...


A rebeldia-sem-causa de Ariel, interesse amoroso de Ren e filha do reverendo, é uma das coisas mais sem sentido do livro. Ela costumava ser toda certinha, mas de uma hora para outra começou a usar roupas justas demais, namorar o mau-caráter Chuck e se comportar como uma delinquente. Embora a convivência com Ren tenha aberto os olhos e feito enxergar que o mundo não é bem assim, Ariel foi uma personagem superficial, fraca - assim como o relacionamento pouco aprofundado com o protagonista.


Adaptar de um roteiro não deve ser fácil, ainda mais um filme curto. O livro ficou pequeno, a história contada pro cima, não dá tempo de o leitor se envolver com os personagens. Mas no geral, é uma história boa - uma ideia criativa (pelo menos para quem não conhecia). Quero ver o filme novo - acho que vou gostar bem mais!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

Comentários

  1. Antes de ler esse livro (também acho a lombada linda) já tinha assistido o filme de 1984, então sabia o que esperar, mas o livro me surpreendeu em vários pontos, por ser diferente do filme. Depois de ler corri assistir o filme mais novo e foi muito legal ver as cenas que eu imaginei (e meus dialogos favoritos) acontecendo, mas ainda prefiro o livro. Gostei da falta de descrição física dos personagens, pude imaginar eles do meu jeito. Em alguns momentos entendia a Ariel, já em outros ficava com muita raiva das atitudes sem sentido dela. Foi por isso que não apreciei mais o livro... Ótima resenha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!