Simplesmente acontece — Cecelia Ahern


Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635453
Páginas: 448
Comprar

Eu juro para você que queria muito ter gostado desse livro. Queria de verdade. Queria tanto que até o pulei na pilha assim que chegou, e eu enumerava razões para que Simplesmente acontece se tornasse um dos meus amorzinhos do ano. Eu queria entrar para o fã clube de Cecelia Ahern, queria saber o final da história de Love, Rosie antes que chegasse aos cinemas, queria colocar o livro que estampa Lily Collins e Sam Caflin numa ala de queridinhos. Queria, queria, queria. Acabei frustrada.

Mas enfim: a história. Vou ser bem rápida, pois há pouco o que falar. Alex e Rosie são melhores amigos desde sempre. Eles deveriam ficar juntos, pular da friendzone, viver um romance de cinema e ser felizes para sempre. Só que o destino vai contra e Cecelia Ahern passa 450 páginas e 50 anos nos colocando nós na garganta. 

É drama, gente. Não é romance, não é doce, não é meigo e nem encantador. É drama. Esses momentos mais leves e fofinhos servem só para não impedir o leitor de abandonar aquele conjunto de desencontros que insistem em acontecer consecutivamente. E, pior de tudo, não é algo que se conclui em um ano ou dois. Acompanhamos o casal de seus 7 aos 50 anos. É muito tempo. É um fucking tempo. Você tem noção do que é torcer por uma dupla desde a primeira linha e acompanhar quase 500 páginas de drama? Chega, Cecelia, francamente.

Outra coisa: o formato. A narrativa é feita por cartas, bilhetes, emails... Nunca, jamais, por uma prosa normal com descrição aliada com diálogos. Eu não curto esse estilo, e principalmente nesse tamanho de livro, se torna maçante muito rápido. É desanimador cansar dessa escrita e ver que ainda faltam centenas de páginas para concluir. Se você não parar para pensar, parece que isso daria dinamicidade ao enredo, mas é pelo contrário, balela. Mais parece monólogos infinitos, descrições desnecessárias e um eito de mimimi introspectivo.

Para contar a história também não foi a melhor ideia da autora. O tempo passa muito rápido de um ano para outro, e vamos lembrar QUE SÃO MUITOS ANOS para acompanhar. Parece que nesse formato o assunto não rende, e quando algo parece ser falado por tempo suficiente para o leitor se envolver e gerar empatia, já parte para outra. Não ajuda a se conectar com os personagens, suas histórias e seus tempos de vida. Não ajuda em nada.

Se me perguntar o que eu gostei em Simplesmente acontece, precisa me dar vários minutos para pensar. Estou até me sentindo absurdamente insensível por isso, mas é a verdade. Ok, eu gostei do inicio: quando Rosie e Alex eram jovens, inocentes e havia aquela impressão que poderia brotar um romance de esquentar o coração do leitor. Não acontece, dá angustia e, por favor, é muito tempo para ficar sofrendo. Espero do fundo do coração que o filme seja melhor que o livro, pois não vou aguentar mais uma decepção com essa história que investiu mais em marketing do que conteúdo.

Comentários

  1. OMG, QUE MERDA!
    decepção total para mim.
    esperava um romance de me fazer chorar, chorar de emoção, chorar de desejar o mocinho para mim. mas ai vez a Cecelia com essa merda ai??
    sério, me decepcionei totalmente agora. estava curiosa para ler o livro, mas não estou mais.
    na verdade perdi até o interesse no filme....

    ResponderExcluir
  2. Nossa que coisa, concordo com você é muito marketing pra pouca história, espero também que o filme seja melhor.

    ResponderExcluir
  3. Espero ter uma experiência diferente ao ler esse livro. Sou muito fã da Cecelia, gosto do jeito como ela explora o ser humano e as dificuldades da vida. Não me incomodo com o drama e nem com a forma como a história é contada.
    Acho que estou em negação depois de ler a resenha. rsrs
    De qualquer forma, pode ser que o filme seja mais ágil, mais dinâmico. Vamos torcer para isso, né?
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que pena ...
    Queria muito ler este livro, pois adoro a Cecelia Ahern, mas agora, já não sei mais...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!