Feita de fumaça e osso - #1
Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572483
Páginas: 380
Nota:

Se tem uma tecla que bato muito em relação à literatura sobrenatural é que mitologia baseada em anjos é a melhor e menos clichê. Quer dizer, o menos clichê que um romance sobrenatural com anjos pode ser. Nesse caso, os autores não tem muitos parâmetros, podem recriar o que quiserem e adicionar as histórias que acharem melhor. Tudo pela originalidade, não? E mesmo assim, no final tudo acaba ficando parecido. Entretanto, me deparei com Feita de fumaça e osso, em que a autora se jogou na liberdade poética e fez algo único: um livro extremamente original com anjos e demônios.
Eu não tinha muita certeza sobre o que era Feita de fumaça e osso antes de começar a leitura. Fiquei perdida procurando pistas por um tempo, mas não demora muito para ser apresentada à Karou, órfã criada por uma criatura chamada Brimstone, e que percorre o mundo atrás de dentes para seu pai. Ela tem cabelo azul, desenha extremamente bem, e pode realizar pequenos desejos com umas "pedrinhas mágicas" que ganha de Brimstone (não são bem pedras, mas não entendi direito o esquema, então...). Para inicio de conversa é isso que você precisa saber.
Desde que li que Karou tinha cabelo azul, ela ganhou muitos pontos comigo. Independente de como faz, se pinta ou é natural, isso é coisa para garotas de atitude, e, você sabe, atitude é tudo que se espera de quem vai conduzir você por quase 400 páginas. Só que então a protagonista mistura essa sua enorme qualidade com um pouco de insegurança. Ela não sabe quem é, de onde veio ou porque. O mundo que conhece é bem limitado, embora que literalmente, ela passe a manhã em Paris, a tarde numa dimensão paralela e volte para dormir nos EUA. Uma melhor amiga e um ex-namorado é tudo que ela tem de humanos em sua vida privada, enquanto o resto são quimeras, criaturas demoníacas - embora sejam bem simpáticas. É isso que Karou conhece. É isso que conhecemos sobre Karou. Pelo menos o mimimi de "não sei quem sou, blablabla, blablablé, blablabli" não é exagerado.
Eu não esperava romance, mas não posso dizer que fiquei surpresa. Embora não siga uma linha cronológica sensata e clichê, o relacionamento de Karou e Akiva é muito fofo e tem uma importância enorme para o contexto geral do livro. Eles não são um casal meloso, até pelo contrário, porém tem química até em cenas de ação. Quando Karou e Akiva se encontram a história melhora consideravelmente.
Além da originalidade, Laini ganha vários pontos em sua narrativa. O inicio é um pouco lento, para introduzir bem o mundo de Karou sem deixar dúvidas. Entretanto, é complexo demais e fiquei com algumas questões em aberto, não sei se propositais ou desatenção da minha parte. Enfim. Além de construir todo um cenário novo, a autora não falhou na hora de compor diálogos. A interação entre os personagens é incrível, tem tiradas ótimas - vezes engraçadas, vezes filosóficas. O meu exemplar está cheio de tags.
Embora a capa seja linda, minhas expectativas não eram muito altas. Esse é um bom fator, mas não tira o mérito de Laini Taylor, sua criatividade e talento na hora de escrever. Feita de fumaça e osso pode parecer um livro confuso, mas na verdade é uma história inteligente, cativante, bem escrita e com ótimos personagens. Eu amei, recomendo e quero a continuação logo.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa
Minhas expectativas eram/são enormes! E pelo visto não vou me decepcionar, quando eu comprar e ler. Ja ta na minha lista de desejados. Ah, e adorei o nome dela, é quase eu! kkkkkkkkkk
ResponderExcluirnota 5? meu deus *-*
ResponderExcluirquero muito ler este livro!!!
Comecei a ler esse livro no domingo a tarde e, a noite, já estava na metade =O
ResponderExcluirGostei muito da história e como ela se desenrola.
Quero meu cabelo azul também (pra quem já pintou a metade até as pontas do cabelo de vermelho, isso não é só uma ideia maluca)
Adorei sua resenha. Parabéns!
Luiza Helena Vieira
Obsession Valley
Quando lançou o livro fiquei super ansiosa para ler, e ando lendo muitas resenhas positivas sobre e ele e minha curiosidade aflorou mais ainda. A capa realmente é linda. Cabelo azul? #medo KKK
ResponderExcluircom certeza este livro está na minhas metas de leitura :D
Como esse livro faz parte de uma série eu nem dei muita atenção pro lançamento dele. Li sua resenha totalmente no escuro e achei interessante a proposta do livro, aproveitei e marquei no skoob. Otima resenha ;)
ResponderExcluirUma nota muito alta! Bom, eu ainda não li esse livro, mas tenho recebido péssimas resenhas sobre ele e acho que a sua serviu até pra balancear. Quero muito ler.
ResponderExcluirAmor, Ana.
http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/
é a segunda resenha que eu leio desse livro, a capa me chamou bastante atenção, bem diferente e a fonte do título.
ResponderExcluirTambém gosto dessa temática de anjos e demônios!
Pelo seu entusiasmo na resenha e pela nota que foi dada, você realmente adorou o livro *-*
A capa do segundo livro é ainda mais bonita que o primeiro.
bjim
Gosto muito da sinopse do livro, me interesso pelo gênero e creio que essa será uma leitura muito prazerosa. Há algum tempo eu estou querendo ler, e depois da tua resenha só senti ainda mais vontade. Tu tava toda empolgada falando sobre o título e deu cinco estrelas, e eu aqui, na curiosidade hahahahaha adorei a resenha! Agora que a trilogia está completa não tenho mais desculpas para adiar a leitura. Só falta o orçamento colaborar hahaha
ResponderExcluirGosto muito da sinopse do livro, me interesso pelo gênero e creio que essa será uma leitura muito prazerosa. Há algum tempo eu estou querendo ler, e depois da tua resenha só senti ainda mais vontade. Tu tava toda empolgada falando sobre o título e deu cinco estrelas, e eu aqui, na curiosidade hahahahaha adorei a resenha! Agora que a trilogia está completa não tenho mais desculpas para adiar a leitura. Só falta o orçamento colaborar hahaha
ResponderExcluirA sinopse é bem empolgante. Que só por ela dá uma grande visão do livro. Adorei a forma em que falou da originalidade que a autora criou a série. As capas são bem bonitas também. Eu não tinha muita certeza até uns tempos atrás, mas vi resenhas e gostei. Porém, não li nada da autora ainda, nem essa série. Karou foi uma protagonista que me simpatizei logo de início. Adorei o físico do cabelo dela *-* Fiquei intrigada com esse mistério da vinda dela. Akiva parece um garoto fofo pelo jeito. Romances são quase inevitáveis em séries extensas. A capa é linda e sempre tive uma boa visão da série.
ResponderExcluirBeijos Joana
Joana,
ResponderExcluirSó li coisas positivas sobre esse livro e tenho que ser sincero e dizer que já foram muitas resenhas e críticas do mesmo e até vídeos em alguns canais que sigo.Estou louco pra dar inicio nessa trilogia e um fator positivo é que já tem todos os livros lançados aqui.
Abraços!
Só a capa desse livro já chamava muito a minha atenção,porém nunca tinha procurado saber do que se tratava pois a lista de livros para ler é enorme haha. O livro parece muito interessante.Gostei de saber da originalidade.Realmente chega uma hora que você começa a prever o que vai acontecer.
ResponderExcluirAdorei que tem romance, só parte de ação acho um pouco massante.
Ou seja o livro entrou na minha lista com certeza
Já li o livro, confesso que e estava muito ansiosa para ler e até gostei bastante dele, mas acho que esperava que a historia fosse diferente.
ResponderExcluirÉ isso mesmo, Joana! Sempre esperamos que a protagonista que vai nos guiar seja, no mínimo, cheia de atitude. Não há trama boa que resista a uma personagem mimizenta. Bem, pelo que vi ao ler essa resenha é que os clichês aqui passam bem longe. Gosto dessas tramas mais originais. Quero muito ter a oportunidade de ler em breve.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Também achei a história um pouco confusa no começo. Mas aos poucos fui me entrosando mais na trama e me envolvendo também. A personagem não é o que esperava, mas também não é tão sem graça assim. Espero que os outros livros da série sejam melhores e com mais emoção.
ResponderExcluirBeijos.
Desde o lançamento desse livro ano retrasado eu acho, que venho lendo resenhas tanto positivas quanto negativas sobre ele, eu por outro lado, nunca me deixei intimidar pela negativas, sempre quis ler e saciar minha curiosidade. Acho que a capa belissima contribui pra isso, e assim como você antes de ler essa resenha eu não tinha muita certeza de que se travava o livro, e a resenha me exclareceu bastante. Eu acho que o ponto é não colocar muita expectativa e talvez você vá se surpreender com esse livro.
ResponderExcluir