O Trono de Fogo por Rick Riordan

O Trono de Fogo - As crônicas dos Kane #2
Com spoiller do livro anterior
Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico. Para terem alguma chance de derrotar as forças do caos, precisarão da ajuda de Rá, o deus sol. Despertá-lo não será fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Carter e Sadie terão de rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, ninguém faz ideia de onde está o deus.

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570922
Páginas: 390
Nota: 
Livros anteriores: Pirâmide Vermelha

Antes de qualquer coisa, para não ser mal compreendida, preciso dizer que adoro Rick Riordan. O autor me ensinou a gostar de mitologia e não achar história uma disciplina completamente entediante. Entretanto, ele apertou demais nessa tecla. As crônicas dos Kane e Os Herois do Olimpo são apenas outras séries que pegaram carona com Percy Jackson, mesmo tendo outros personagens e aventuras, acabam não trazendo muitas novidades evolutivas, originalidades. Sua primeira série foi um sucesso inovador, o resto - por melhor que seja - não passa de uma forma de prender mais os fãs (e os cartões de crédito dos mesmos).

Começa pelo fato principal, presente em todos os livros de tio Rick: aventura contra o tempo. Sempre, eternamente: o mundo vai acabar e os personagens tem três ou quatro dias para impedir o apocalipse, normalmente ligado a ascensão de um deus do mal. Em O trono de fogo, continuação de Pirâmide Vermelha, é mais ou menos isso. Sadie e Carter precisam levantar o deus Rá, antes de Apófis espalhe o caos pela Terra. Aí, obviamente, o mundo vai acabar.

Repito: eu gosto de Rick. Gosto dessa série, acho até mais legal que PJ. Os protagonistas são magos, não são poderes limitados a uma descendência. A interação entre os irmãos é ótima. Sadie é uma personagem incrível: corajosa, determina e com humor negro muito amor. Já Carter pode ser interessante, com toda sua inteligencia, mas como está de coração partido por causa de Zia, acaba pecando na lamentação. Certo, o mundo depende de você, a garota por que você está apaixonado não lembra da sua existência, mas e daí? Conduza a história, garoto! Mate umas aberrações. Nesse livro também surgem novos personagens: Walt, Jaz e Bes - compensando a nem tão presente Bastet.

O autor manteve o estilo narrativo baseado numa gravação enviada pelos personagens, o que torna mais dinâmico e divertido. Entretanto, volto com as minhas ressalvas: além de faltar lógica na parte de relembrar cada detalhe de cada diálogo, esse texto larga spoiller. Eles falam que quase morreram - mas não chega a agoniar o leitor, já que os dois estão vivos contando. Torço para que o terceiro livro seja um pouco diferente, e mude, no mínimo, o tempo da narrativa.

Foi uma semana com o livro. Para mim, isso é muita coisa. Por melhor que O Trono de Fogo seja, não foi tão eletrizante a ponto de me prender completamente. Eu adorei, me diverti, ri com as tiradas de Sadie e gostei de me envolver mais um pouco com mitologia egípcia, mas realmente faltou o quê a mais que me fizesse amar o livro. Ao menos, o cenário armado para o último livro da trilogia parece excelente, só resta esperar. 
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

Comentários

  1. Sempre quis ler um livro do Rick Riordan,adoro mitologia, ainda mais quando é egípcia :D
    Gosto muito da história do Deus Rá, como certeza leria o livro ^^

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha ficou mesmo muito boa!
    Mas o que dizer... sei que varias pessoas elogiam e gostam dessa serie, mas eu não gosto muito, sei lá, nao em cham atenção... nao em agrada.
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Eu li os dois bem rapido e gostri muito, apesar de não lembrar dos detalhes, mitologia egipcia não é bem meu forte, mas foi legsal relembrar aqui. Sadie e Carter não muito legais!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu reli A Piramide Vermelha e O trono de Fogo pra poder ler A sombra da Serpente, o último livro, já que li os dois ano passado e não me lembrava de alguns detalhes, como por exemplo o resgate da Zia. Concordo com a sua resenha em vários pontos, não tem lógica eles lembrarem de cada dialogo (Cheguei a pensar que talvez eles fizessem alguma viagem com o ba ao passado pra poder fazer as "anotações"), o fato da narração largar spoiller, enfim, as vezes torna tudo muito cansativo e em outras te deixa empolgado pra saber como é que eles vão sair de determinada situação, como no envenenamento do Carter. A Sadie dividida entre dois garotos eu não curti, mas acho que tem alguma coisa aí, uma ligação entre os dois "pretendentes"... Em breve começo a ler A sombra da Serpente, tô dando um tempinho porque estou com as expectativas muito altas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!