Barroco entrar na moda em 2013 e ser uma das prints mais it da estação é plena questão matemática. Se considerar as temporadas anteriores, várias tendências que estamparam a capa da Vogue mandam lembranças ao que é hype hoje. Repare: arabesco, cores, feeling étnico, vintage Versace, boho chic, a referência indiana... Parece que tudo foi reunido, misturado (#Latinofeelings #mimdeixa), e se tornou o queridinho por simples ordem cronológica. Beijos pra quem acha que não se pode calcular qual será a próxima tendência.

Se o hippie dos anos 70 e o pop dos anos 80 já tinham um ar antiguinho no guarda roupa, barroco extrapola e volta 500 anos. Para quem dormiu nas aulas de literatura/história, esse foi um movimento artístico italiano que se estendeu do século 16 ao 18 e se espalhou pelo mundo. Na moda, o estilo é caracterizado pela ryqueza nos detalhes e trabalhados, e mandam uma lembrança ao figurino da época. Algumas coleções atrás, Dolce & Gabanna, Lanvin, Balmain fizeram suas versões para passarela. Agora é a vez da ideia invadir o Brasil e chegar até você.

No básico, são roupas de silhueta mais solta, com cores vivas, ornamentaos, renda, brocados de seda... O que popularizou mesmo foi a versão Dolce & Gabanna, com preto e dourado, que invadiu red carpets e inspired de fast fashion, mas as cores fortes tem sua vez - normalmente combinados com detalhes em preto e branco. A ideia do barroco é que exista um exagero de informações sem grandiosidade de tamanho - pouco espaço muito bem trabalhado vale mais que um maxi vestido com um pouco de bordados aqui e acolá.

Veludo largou a label de brega e last season na temporada passada (sacou meu trocadilho genial? Estou ótima essa semana, plmdds!) e se associou ao barroco - principalmente considerando o ar mais invernal do estilo (e das garotas que abusaram da estampa no lookbook). Sem falar de que contrastar a peça de veludo com um tecido mais leve faz um ótimo HighLow, que é uma daquelas trends CCC (clássica, coringa, clichê). Além de vestidos, a maioria das peças são partes de baixo como saias, leggings e shorts, o que dá total abertura pra se jogar na blusa podrinha, no maxitricot basicão e camisa jeans, que 9 a cada 10 pessoas amam (a outra 1 é chata).

Comecei achando que era estampa de azulejo, mas alguns tapetes vermelhos, vestidos ryquissimos e looks divinos no lookbook depois, estou amor. Assim como a estampa étnica, essa me conquistou ligeiro e já quero peças assim no meu guarda roupa. Por mais que fique lindo na noite, em looks mais casuais cai muito bem e dá o toque mais arrumadinho e phynesse pra qualquer peça jeans. Dá quanto tempo para elas aparecerem em tricots? *Essa sou eu de primeira na fila pra fazer estoque*
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa
Eu até que achei interessante a ideia. Na verdade, acho o máximo essa coisa de irmos e voltarmos ao passado, e de que forma ele pode nos influenciar na nossa vida contemporânea.
ResponderExcluirBeijos
Realmente esses looks são maravilhosos! Adorei!
ResponderExcluirBeijos.
Páginas na Estante
Canal no youtube
Acho que atualmente a moda se referencia apenas no passado, ou seja, as tendência são revidas e não criadas, você percebeu? É difícil encontrar algum conceito realmente novo. Eu gosto muito do barroco, principalmente no inverno, que é a cara de detalhes minimalistas e sóbrios né?
ResponderExcluirÓtimo post *=*
Beijinhos
Lindos!
ResponderExcluir@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
Tô adorando esse novo estilo.
ResponderExcluirBeijos...
Sinceramente, não curti a tendência! Não me agradou e dificilmente consideraria usar alguma peça assim.
ResponderExcluirQue pecado essas roupas, liiindas! *_*
ResponderExcluirque coisa linda *-* acho bonito o estilo barroco e em roupa nem se fala ! dá vontade de sair comprando tudo !
ResponderExcluirOs shortinhos são lindos! Usaria com certeza.
ResponderExcluirOs vestidinhos mais simples também, não curto tanta estampa não...
Acho que minha mãe curtiria bastante, ela gosta desse tipo de roupa :p
Beijos!