A verdade sobre nós — Amanda Grace

Autora: Amanda Grace
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580575378
Páginas: 208
Nota: 
Comprar

Existem motivos para que autores publiquem alguns livros com pseudônimos e outros não. Meg Cabot, por exemplo, que só lança romance histórico assinando como Patricia. Madeleine Wickham já avisa que não vai ser hilária se não tiver o nome de Sophie Kinsella na capa. Acredite, não é só questão de hoje estou com vontade de ser Fulana e amanhã serei Beltrana. Eu sabia que ao ler A verdade sobre nós, de Amanda Grace, não encontraria a Mandy Hubbard que me fez chorar de rir com Faça seu pedido. Pseudônimos da mesma pessoa é praticamente dizer que duas pessoas diferentes, capice?

No formato de carta, Madelyn escreve para Bennet, seu professor de biologia e paixão aguda, a verdade sobre o relacionamento dos dois - o que ele não sabia até tudo dar errado e a policia entrar na jogada. A verdade é que ela tem 16 anos, entrou para a faculdade num programa especial, e sempre foi mais madura que os outros adolescentes de sua idade. O fato de Bennet tê-la confundido com uma garota de 19, quase 20 anos, foi um mero erro de comunicação. Omissão. Isso muda tudo o que viveram? Muda, Bennet?

Vou ser bem sincera: eu achei que esse livro não seria lá grandes coisas. Verdade seja dita: Ezra e Aria já cansaram toda a beleza do mundo com esse lero lero de namoro entre professor e aluna. Só que em A verdade sobre nós, há algo de diferente. Algo de especial, algo a mais. Não é apenas aquela coisa de paixão fulminante e mal explicada que deixa o relacionamento raso. Porque mesmo Bennet não sabendo que Madelyn era menor, ele continuava sendo professor dela. Isso continuava errado. Foi por esse motivo que eles conversavam, passavam tempo juntos, comemoravam o aniversário de 26 dele e NUNCA cruzavam a linha. A autora fez uma base muito grande no "namoro", o que deixou mais crível e, consequentemente, muito mais fácil de se apegar à história dos dois. Torcer e querê-los juntos apesar da diferença de idade e tudo mais.

Vi muita gente criticando Madelyn (e a autora, por ligação) por sua imaturidade para a vida. 16 anos na faculdade? Pfvr, isso é irreal. Não é. Eu entrei pra faculdade com 16 e, por essa razão, me identifiquei bastante com a protagonista. Claro que os pais dela exercem uma pressão sufocante que eu nunca compartilhei, mas por conta própria, existe uma certa exigência silenciosa que fizemos com nós mesmas. É uma vontade de que o maior feito da vida não seja apenas ter entrado no ensino superior sendo a mais nova da turma. Só que a protagonista enxerga isso de um modo muito mais intenso (por culpa dos pais irritantes, claro) que quase não se reconhece mais, não sabe quem é e o que quer. É tão compreensível sua situação que, independente da burrada que faça, se torna explicável. 

A verdade sobre nós lida com dois tabus. Primeiro, está o relacionamento aluna-professor (o que realmente alimenta o problema, se me permite considerar). Por segundo, a diferença de idade, são 10 anos que separam Bennet e Madelyn. Como a própria garota uma vez cita durante a narrativa, isso só é algo grandioso se for ver pelo lado de 16 e 26. Se ela tivesse 20 e ele 30, não seria tão errado. A autora fez tantas jogadas que pedem reflexão do leitor, de um modo carismático e leve, que merece seus créditos.

Só não gostei da visão unilateral da história. Como é em carta direcionada para Bennet, só temos os pensamentos de Madelyn, as divagações da garota. De certa forma, é muito bom para compreender certos contextos, mas falta em algumas partes. Eu gostaria de ver o lado de Bennet, das pessoas ao redor. Para lidar com esse tanto de assuntos polêmicos, seria muito mais interessante ter uma visão ampla. Dividir argumentação e incrementar a discussão, sabe?

Mas, ainda assim, um livro ótimo. Não 100%, mas bem escrito, com uma história interessante, bem formulada, que conseguiu se destacar sendo de um assunto batido para o nosso público. Não é, nem de longe, engraçado como Faça seu pedido, mas continuo com o nome da autora anotado na lista para manter o olho. Agora, os dois nomes.
Beijinhos

Comentários

  1. caramba, eu olho para esta capa e vejo o Junior do Sandy e Junior ali! hahaha
    Capisco.
    acho que seria legal a autora criar um outro livro, com apenas o lado dele então.
    ainda não li este, mas estou bem curiosa pois parece tão bom!!!
    realmente, se fosse 20 e 30 não pareceria tão absurdo assim =/
    nunca li nada da autora, então não sei muito quanto a escrita dela, mas espero lê-lo logo! *-*

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos temas que o livro trata, mesmo com um clichê de professor e aluna. Alguns livros realmente pedem a visão de outros personagens, mas eu amei a capa e a sinopse então gostaria de ler

    ResponderExcluir
  3. Eu já li várias resenhas desse livro porque assim que eu o vi nas cortesias do Skoob (que, infelizmente, não ganhei ): ) eu fiquei louca por ele, tanto pela capa como pela sinopse, mas desanimei um pouco depois de ler as resenhas. Mas agora lendo a sua resenha, eu resgatei essa vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de romance entre professor e aluna, essa história parece bem interessante, estou doida pra ler esse livro,

    ResponderExcluir
  5. Gostei da ideia da autora, parece teer uma premissa bacana, grande diferença de idade mesmo viu.. que complicado para ambos.
    Como você, acho que o livro poderia ter sido narrado pelos dois, podendo assim vermos os pontos de vista de cada um.

    ResponderExcluir
  6. A história me conquistou. Por ser diferente do que estou acostumada a ler e pela intensidade da trama. Me parece ser bem emocionante e adoro quando os dois personagem narram a história. Dá mais emoção a leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Não consigo me decidir entre o final épico ("felizes para sempre !") ou esse final!
    Não consigo odia-los!
    Na verdade quase vomitei com ele ... mas ainda nao consigo odia-los! Apesar de um ter mentido e o outro sair correndo , foi a coisa sensata a se fazer... acho que um livro na versão dele preencheria algumas lacunas ... quem sabe um dia !
    Acho que espeva mais dele, talvez algo a mais do que sumir,novamente dizendo que ele não estava errado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!