A 5ª onda por Rick Yancey

Quinta onda #1
Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar. 

Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539506644
Páginas: 384
Nota: 

Nunca me interessei por astronomia e ufologia, acho a imensidão do espaço realmente assustadora - assim como alienígenas que vivem nele. Mas eu gosto de ler sobre essas criaturas (quando está marcado como ficção de forma bem grande em algum lugar), é legal poder - de certa forma - controlar o quão perturbadores podem ser. Também conta que é difícil autores saciarem a nossa curiosidade de forma verdadeiramente original, sem se apegar ao que conhecemos e, mesmo assim, manter a credibilidade. Falar sobre isso é bem complexo, e se destacar no meio de forma positiva é ainda mais difícil. Para minha felicidade (e medo), Rick Yancey cumpriu o que prometeu. Agora estou perdendo o sono em pensar que a humanidade será dizimada por criaturas desconhecidas.

Mais importante que conhecer os personagens, é se familiarizar com o cenário. A Terra que a gente conhece não existe mais. De pouco em pouco, os alienígenas pousaram e as pessoas começaram a morrer pelas mais variadas razões. Chegou ao ponto que Cassie, a nossa protagonista, acha que é a última humana sobrevivente. O que a impede de se entregar foi a promessa que fez pro irmão mais novo, Sammy, que o encontraria, depois do mesmo ser levado para um acampamento do governo. Sobreviver é cada vez mais complicado, mais perigoso e sem sentido. Principalmente quando você está sozinha no mundo. Principalmente quando é melhor estar sozinha no mundo do que confiar em estranhos.

Tiro o chapéu (ou a tiara, já que não uso chapéu) para Rick. Ele caracterizou muito bem o cenário, explicou o princípio de tudo, o nível de tensão do lugar, e ainda assim deixou um clima de mistério no ar. E de dor. A quinta onda tem cenas fortíssimas e tristes. O ponto de visão varia entre Cassie e Zumbi, outro sobrevivente no tal acampamento do governo, e o que ambos passaram durante as primeiras ondas (os estágios do "apocalipse") não é pouco. Como dizem, desgraça pouca é bobagem. O autor leva isso muito a sério.

Existe um romance em uma dose bem relevante. Está longe de ser o principal, não é o que move o leitor e muito menos a história, porém é bastante importante no contexto geral. De qualquer modo, eu não comprei. Cassie se mostra muito forte, muito independente, e então se envolveu rápido demais. O romance em si evoluiu rápido demais. Óbvio que estar vivendo um apocalipse alienígena deixa as emoções a flor da pele, mas ainda assim. Não senti química entre o casal, nada forte e correspondido, ao menos. Se o autor resolvesse fazer um triângulo amoroso, eu provavelmente torceria para o terceiro intrometido. Mesmo assim, não é algo que valha a pena tirar uma estrela. Na atual situação das coisas, romances é o que menos me preocupa.

A 5ª onda é maravilhoso e merecedor de todas as críticas positivas que vem recebendo desde o lançamento. É original, surpreendente, perturbador (no modo deliciosamente agoniante que toda distopia deveria ser), bem escrito, com personagens fortes e de personalidade... E mais uma série de elogios. Vale ler só pelas explicações do autor ao seu cenário maravilhosamente construído. Fãs de distopia, não tem como não amar! Agora só preciso lidar com o aumento do meu medo de alienígenas. 
Beijinhos ♥

Comentários

  1. Nunca, nunca mesmo, li alguma coisa neste estilo, mas achei fenomenal. Principalmente pela caracterização e ambientação da história. Gosto quando o autor é competente ao criar seu "universo", ditar as regras e ainda fazer o leitor se sentir parte daquilo. O romance me parece um bônus, no meio de uma trama cheia de tensão! Gostei e pretendo ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, pelo visto é muito bom. Tinha visto falar que o livro estava sendo muito bem visto lá fora, pelo jeito vale a pena mesmo.Gostaria de conferir.

    ResponderExcluir
  3. Nunca nem pensei em ler um livro sobre esses assuntos! Sempre achei que já tinha alienígenas demais nas telinhas... Mas sabe que a sua resenha me animou! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Achei o tema bem interessante. E a sua resenha me deixou curiosa e ansiosa pra saber qual o desfecho deste livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adoro distopias e esse livro me deixou MEGA curiosa desde o lançamento. Curiosidade essa que só aumenta a cada resenha que leio, afinal, ainda não li nenhuma negativa!
    ETs despertam meu interesse e medo ao mesmo tempo, então também gosto de lê-los por saber que é FICÇÃO ou sei lá, quem sabe, me preparar para um futuro incerto! hahaha
    Quero muito ler! Ah, quantos livros é essa série? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com A quinta onda você não consegue separar ficção e realidade, o que é bem bizarro e tira o sono, mas maravilhoso <3 hahaha Leia sim! Procurei no site do autor e não tem quantos livros será a série, por enquanto só saiu The 5th Wave na gringa mesmo... Bjs

      Excluir
  6. Não vi nenhum comentário negativo sobre o livro no Skoob e me interessei mais ainda por lê-lo após sua resenha. Distopias são perfeitas, rs. *-*

    ResponderExcluir
  7. Eu morria e não sabia q esse livro era sobre invasão alienígena. Gente, meus anos de Arquivo X não permitem que eu passe a vida sem ler um livro que fala de um futuro distópico pós-invasão-aligenígena! Quero agora!

    ResponderExcluir
  8. Nossa esse livro parece muito interessante, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  9. Como fã de distopia quero muiiito ler esse livro. Sei que vou gostar!

    ResponderExcluir
  10. Ai meu Deus!! Mais uma distopia pra minha "listinha"! O cenário é tremendamente assustador credo, fiquei com um pouquinho de medo também rsrsr, mas o enredo é muito bom, gostei bastante, é diferente e parece que o autor soube explorar muito bem isso sem ficar uma coisa repetitiva, e mostrar um cenário totalmente novo. Fiquei super curiosa!!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  11. Não tenho lido muitas distopias e menos ainda com seres alienígenas. Tenho que dizer que ficção científica não é bem a minha praia, mas mesmo assim, sempre que leio uma resenha como a sua, fico bem curiosa para saber como essa trama toda se desenrola.

    ResponderExcluir
  12. Cheio de aventura e mistérios, esse livro me chamou a atenção logo de cara. Não sei se você já deve ter lido Joana, mas o livro 'Na Companhia Das Estrelas' segue o mesmo enredo que esse, só que de minha parte, achei super-chato. Espero não me decepcionar ao ler esse :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho Na companhia das estrelas, mas ainda não li. Tenho um pé muito atrás por culpa dos comentários que a narrativa é densa demais, é verdade? Você deixou meu pé mais atrás ainda (acho que vou deslocar o joelho?), hahaha. Mas A quinta onda é bem fluido e maravilhoso, dá uma chance :) Bjs

      Excluir
  13. gostei da resenha , foi a primeira que eu li sobre o livro , fiquei mega ansiosa :)

    ResponderExcluir
  14. Distopias já são meu gênero favorito, misturando alienígenas, personagem forte em um pouco de romance fica irresistível ,mesmo esse romance não sendo arrebatador. A 5 onda está com certeza na minha lista de leitura nas férias.

    ResponderExcluir
  15. Eu morro de vontade de ler esse livro desde que ele foi lançado lá fora. Nunca li nada sobre aliens, mas tenho impressão de que a história do Rick será um ótimo começo! hahaha
    Já perdi as contas de quantas resenhas positivas eu li sobre esse livro, tanto nacionais quanto internacionais... Tô tentando não criar nenhuma expectativa para não me decepcionar. rs
    Parabéns pela resenha! Beeijos =*

    ResponderExcluir
  16. Adoro livro sobre esse assunto!!! Ain, quero leeer! huashsausahu ♥

    ResponderExcluir
  17. Só tenho ouvido boas críticas a esse livro.. a sinopse me cativou e sua resenha só colocou mais lenha... estou querendo muit muito ler ele.. *-* se eu não ganhar pretendo comprar kkkk, ai me deus vou gastar todo meu dinheiro em livros no fim do ano -_-

    ResponderExcluir
  18. Adoro distopias com essa pegada mais apocalíptica, recheadas de alienígenas, e tudo o mais.
    É bom quando lemos algo em que nos pegamos visualizando todo o cenário e personagens, sem precisar de uma imagem concreta. Isso mostra todo o poder de uma bela narrativa, e pelo jeito, isso é um dos pontos mais fortes nesse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito de ficção científica. Muito interessante, quero ler!

    ResponderExcluir
  20. Pense num livro perfeito *~~~~~* Ta que ele é classificado como distópico sendo que ele é mais sci-fi que distópico, mas mesmo assim, LIVRO PERFEITO!!!
    Não vejo a hora de ler The Infinite Sea. E sua resenha? ADOREI mesmo..
    Parabéns Joana ((:

    ResponderExcluir
  21. Nunca me interessei por livros desse mesmo gênero, o enredo me pareceu ótimo, assim como sua resenha, pude mudar a minha opinião sobre o livro, espero ter a oportunidade de poder lê-lo. Bjos.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha e só reforçou a minha vontade de ler esse espetacular livro. No momento ando sem tempo, mas assim que surgir uma oportunidade vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  23. Eu quero muito ler esse, por ser o tema que gosto muito acho bem curioso esse negocio de alienígenas também, estou gostando muito das resenhas que ando lendo e doida pra ter logo o livro em mão pra descobrir tudo.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria muito de ler este livro, adoro livros de ficção, a resenha está ótima ^.^

    ResponderExcluir
  25. Adoro ler então me empolgo nas resenhas, onde tem tensão, romances e esse livro mostra isso

    ResponderExcluir
  26. Nunca li um livro sobre alienígenas, mas tenho imensa curiosidade. Principalmente se tiver terror envolvido , daqueles que te deixam com um olho aberto durante a noite!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!