À primeira vista por Nicholas Sparks


Jeremy Marsh tinha três certezas: jamais se mudaria de Nova York, não se apaixonaria novamente e nunca teria filhos. Mas agora ele está prestes a se casar com Lexie Darnell e aguarda a chegada da primeira filha, enquanto conduz a reforma de sua nova casa na pequena cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte. Em meio a tantas mudanças, Jeremy luta para reencontrar o equilíbrio pessoal e profissional ao lado da mulher que o fez mudar todos os seus planos. Quando tudo parece estar entrando nos eixos, Jeremy recebe um misterioso e-mail que dá início a uma série de acontecimentos que irão testar a força dessa paixão. Atormentado pela ideia de estar sendo traído, vivendo uma crise criativa que o impede de trabalhar e angustiado com a gestação complicada de Lexie, ele não poderia imaginar que o pior – e o melhor – ainda estava por vir. À primeira vista captura toda a incerteza, a tensão e a angústia da vida desse jovem casal, mas também retrata o romantismo, o companheirismo, a descoberta e o amadurecimento que só o verdadeiro amor pode proporcionar.

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410556
Páginas: 256
Nota: 

É, Nicholas Sparks, é, você falhou comigo. Não posso dizer que não estava surpresa de nosso relacionamento, anteriormente conturbado, estar estável pelos últimos três livros. Eu já estava chegando ao ponto que esperava notícias sobre livros novos e chegava a soltar um ou dois elogios quando alguém tocava no nome do autor. Eu não costumo fazer isso, acredite. Então chega ao momento, cheio de expectativa, que resolvo ler À primeira vista. Blergh, tio Nick.

À primeira vista é a continuação de O Milagre, mas não requer a leitura do anterior. Eu, por exemplo, não li, nem assisti o filme. O autor introduz a história como qualquer outra: apresenta personagens, conta sobre a vida do protagonista e situa o leitor no contexto. Os acontecimentos de O milagre resultam aqui, mas nada que deixe desnorteante. O casal, Jeremy e Lexie, vão casar, ela está grávida de uma menina e ele está trocando Nova York por uma minúscula cidade sulista.

Nesse período em que gostei de Nicholas Sparks, observei alguns detalhes que contribuíam significativamente para minha opinião. Nos últimos livros, o autor tinha uma veia cômica bem desenvolvida e inteligente, em que piadas bem feitas e comentários divertidos eram introduzidos sutilmente em diálogos e pensamentos em primeira pessoa. Nesse livro? Nope. Além disso, adorei ver a parte da conquista, o flerte, presente nos tais livros. Dessa vez, o casal principal já está junto e feliz. Quando esses dois elementos não estão lá, não funciona para mim.

Os personagens principais são completamente desprovidos de carisma. Jeremy é muito introspectivo, não se abre para novos amigos e sofre sozinho com o bloqueio criativo que está sofrendo. Já o problema de Lexie não é como o noivo, que não passa empatia para o leitor, pelo contrário até. Lexie passa muitos sentimentos: raiva, frustração, indignação e por aí vai. Ela é chata e mimada. Muito, muito chata e mimada. A única pessoa que eu não me importava que tivesse muitas aparições era Alvin, melhor amigo de Jeremy, mas ele perde seu espaço na história (não, tio Nick não o matou, calma).

Então chega o final e Nicholas Sparks quer colocar o drama que o deixou famoso e faz algo que, pelo menos para mim, nenhum dos personagens tinha carga emocional para segurar de modo convincente. Eu não gostei. Embora tenha sido uma leitura rápido e fluida (os pontos positivos, além de Alvin), não fui conquistada, não gostei dos protagonistas e, do fundo do coração, não rolou. Vou continuar lendo Nicholas Sparks, claro, mas vou guardar elogios para quando nosso relacionamento voltar os eixos. Não será tao cedo.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

Comentários

  1. Já faz algum tempo que venho com um certo pé atrás em relação ao Nicholas, tanto pelos romances água com açúcar tanto pela narrativa cansativa. Não me surpreende você não ter gostado!! Com certeza não vou ler este livro, um pouco pela sua resenha, mas também pela minha decepção com os outros livros do autor.

    ResponderExcluir
  2. Já li A primeira vista e sou da mesma opinião. Achei o livro clichê, sem graça, a trama não me cativou. Além de ter sido muito rápido! Sinceramente, o final dos livros dele ultimamente parecem ser sempre os mesmos! Gosto de livros do Nicholas, mas esse me decepcionou bastante!

    Beijos
    Lucas

    ResponderExcluir
  3. Já perdi a conta de quantas resenhas como a sua já li. Não que seja igual, mas a cada resenha negativa cada vez começo a ficar com mais medo de retornar a ler livros do Sparks.
    Sou fã do autor, tenho meus momentos de adorar um bom drama, mas agora estou passando longe dos livros dele.
    Como você disse e como já li em outros blogs, este livro parece ser beeem fraco.
    Não sei se lerei :(


    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Nossa, de cara ou vi as 2 estrelas e fiquei meio assuatda já...
    Eu sou fã do Nicholas Sparks então sempre que sai livro dele corro para ler… Comprei esse livro logo que lançou, e fiquei ansiosa pq é a continuação de O milagre. Li “O Milagre” e não é um dos meus preferidos do Nicholas.
    Mas nao guardava mt expectativa pra esse livro (ainda nao li o meu) pq acho que é pq ele ta publicando mts livros e ta td mt parecido, até as capas parecem sempre as mesmas...
    Parabéns pela resenha…
    bjim

    ResponderExcluir
  5. adoro os livros do Nicholas, e super me decepcionei com O Milagre, então tbm acho que vou acabar me decepcionando com este!

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã de Nicholas, já li muita resenha com criticas. A tua resenha está muito boa, transmite sinceridade e fiquei curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  7. Acho que você tinha que ter lido antes o livro O milagre, assim você criaria um afeto pelos personagens. Ainda não li À primeira vista mas tenho o livro aqui em casa, já li O milagre e gostei muito dele e quero muito ler a continuação.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou uma pessoa que é fã incondicional do Nicholas Sparks, tenho a maioria dos livros e tudo, ainda nao li o A primeira vista, nem o Milagre, porque os livros ainda nao chegaram, mas já comprei... Apesar da critica adorei sua resenha e lerei para ver a minha opnião, depois eu te conto...

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Já tinha comentado em outro post que não gosto desse livro em especifico do Nicholas Sparks (O pior pra mim é O milagre, que, me perdoe o trocadilho, foi um milagre terminar sua leitura). Concordo 100% com sua resenha, o que salva são os personagens secundários. Por mim podia ter juntado O milagre e A primeira vista e feito um único livro.

    ResponderExcluir
  10. Entrei numa de ler todos os livros do Nicholas Sparks que eu tenho, um atras do outro, começando com "O Milagre". Gostei bastante desse, e ai como "À Primeira Vista" é continuação resolvi lê-lo a segui e vivi momentos de amor e ódio, que continua nas próximas leituras. E assim vou seguindo, entre amor e ódio e no final verei o que prevalecerá.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Acho que essa é a resenha mais "negativa" que já li desse livro.

    Ma pretendo lê-lo mesmo assim, ;)

    ResponderExcluir
  12. amo nicholas sparks , esse livro quero ler agora esse mÊs , amo o nicholas e tudo que ele faz

    ResponderExcluir
  13. Nossa, apesar da resenha ser negativa tenho esperanças pra ler o livro.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, acho que é a primeira resenha negativa que leio do livro, mas ainda estou curiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!