Dezesseis Luas por Margareth Stohl e Kami Garcia

Dezesseis Luas - Beautiful Creatures #1

Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. 

Autoras: Margareth Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501086914
Páginas: 485
Nota: 
Comprar

Em 2011, o primeiro livro lido foi Sussurro que é um dos melhores até hoje. Depois de muita discussão interna, decidi fazer de Dezesseis Luas o primeiro livro de 2012, que eu queria que fosse tão bom quanto. Eu tenho plena consciência do quão complicado é fazer algo competir com o Patch (em 102 livros, só Jace conseguiu), mas isso não me tirou as esperanças. Expectativas altas? Lá em cima. Chegou lá? Chegou.

O livro é em primeira pessoa por Ethan, um garoto de 16 anos que odeia Gatlin, sua pacata cidade, e não vê a hora de poder dar o fora. Ele mora com o pai, um escritor recluso que ele mal vê, e Amma, uma supersticiosa senhora viciada em palavras cruzadas, que o criou. Ethan costuma ter misteriosos sonhos com Lena, uma garota que ele nem mesmo conhece. Quando ela chega em Gatlin, é automaticamente excluída por ser "estranha" e sobrinha de Macon Ravenwood, o rejeitado da cidade. Ethan quer o mundo que Lena conhece, lugares novos e experiencias diferentes. Pera aí, quer mesmo?

Entre todas as narrativas em primeira pessoa masculina que já peguei, Ethan é o melhor. O personagem é bem estável, ele se apaixona por Lena e decide que a quer, sem aquele mimimi de "eu te amo mas não podemos ficar juntos", que a personagem usa e abusa. É muito preferível conhecer a história pelos olhos dele, não dela. Além disso, Ethan é bastante esperto e observador.

E o que Ethan tem de equilibrado, Lena é ao contrário. Misteriosa e bastante fechada, ela gosta dele mas se prende ao clichê de amor proibido que a gente tanto conhece. A bipolaridade é algo! Em alguns momentos, eu a adorei, achei ela inteligente e com sacadas ótimas, mas em outros você não tem certeza do que ela quer, porque ela está fugindo e do que. E o coitado do Ethan que sofra. Sim, você acaba por tomar as dores dele.

Sem dúvidas o melhor personagem do livro é Link, melhor amigo de Ethan e dono das tiradas mais divertidas da narrativa. Gatlin é um lugar sem surpresa, uma cidade que parece ter ficado presa no século passado, com toda sua hierarquia familiar, tendo as mulheres mais velhas e fofoqueiras poder para fazer e acontecer na vizinhança e os homens interferirem em todos os setores da cidade. Link é um sopro de ar fresco naquela tempestade! 

As autoras usaram uma nova mitologia na série Beautiful Creatures: Conjuradores. Não dá pra falar muito (perderia a graça), mas é ao mesmo tempo seres conhecidos sob uma perspectiva nova. Kami e Margareth criaram o livro todo numa atmosfera sombria e misteriosa, seguindo uma linha de gênero mais para literatura gótica. Além disso, a troca na primeiro pessoa pelo garoto foi uma sacada genial por que sai completamente do que a gente já conhece nesse tipo de livro.

O final deixa muitas perguntas sem resposta, além de um novo enigma que frustra. Acho que se eu tivesse lido na época do lançamento, teria ficado bem mais preocupada - sem saber da existência de um segundo, terceiro e quarto livro. Considerando que Dezessete Luas já estava no caminho até mim, não me indignei tanto. 

Dezesseis Luas é ótimo, um romance fofo e uma nova mitologia curiosa. Beautiful Creatures tem potencial para ser uma das melhores séries YA de agora. Não vejo a hora de meu Dezessete Luas chegar para mais algumas doses de Conjuradores, Ethan e Link! Se eu recomendo? Obvio!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

Comentários

  1. Me deu vontade de ler hein!
    Pra ser sincera Jo, sua resenha me ajudou a decidir se eu coloco ou não na minha lista desse ano... Vou colocar!
    Já tinha lido algumas resenhas dele, mas não tinha me interessado. E já não tinha curtido muito a capa da primeira vez que li. Mas depois que vi a capa pela segunda vez, maior e com calma pra processar a imagem, mudei de idéia, mas não foi o suficiente pra colocar o livro na minha lista.
    Mas o fator que realmente fez com que eu me decidisse foi o que você disse: o livro pela visão do personagem masculino! Isso deve ser tão legal!
    E amo quando alguém me fala que existem tiradas engraçadas nos livros! Me convenceu!

    Ótima resenha!

    Beijoo!

    @nathalia_asc

    ResponderExcluir
  2. Outra resenha positiva! Que bom!!!

    já estava desanimando!

    Parabéns pela resenha e escrita!

    um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre procuro ler as resenhas dos livros antes de ganhar eles de alguem ou comprar um e dezesseis luas foi assim cada um que fala só fala bem livro então decidi que queria ele pra mim e já ganhei de uma amiga mas ainda não chegou aqui =/ estou aguardando muito a chegada dele pra ler!! Sua resenha tá perfeita e instiga a querer ler o livro!!

    ResponderExcluir
  4. eu adoro as resenhas do blog e essa é mais uma que eu amei! to louca pra ler o livro, adoro livros com continuação!

    ResponderExcluir
  5. Oi Joana!!!!
    Então, dezesseis luas é um dos livros que eu mais escuto falar. Tem uma amiga que não para de me encher dizendo que eu tenho de ler esse livro.
    E agora tem a sua resenha.
    Acho que tenho dois maravilhosos motivos para ler não é?
    A desculpa de pouco tempo não deve ser suficiente para ele me escapar em 2012.
    Em outro post eu perguntei se você conhecia o dezessete luas, pelo visto conhece sim.
    Beijo Joana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!