O Diário de Tati por Heloísa Perissé

O Diário de Tati

A vida de Tati é um festival de perguntas sem respostas: Por que sou obrigada a fazer tudo que não gosto? Por que tenho que acordar com despertador? Por que não posso comer tudo o quero sem ficar enorme de gorda? Por que tenho que ter espinhas? Por que tenho que passar pela adolescência? Para agüentar tanta pressão, só mesmo contando tudo para alguém confiável que não vá depois detonar você com a galera.
Para resolver esse problema a Tati descobriu o Di. Um superamigo caladão, fiel, em quem ela pode confiar sem medo de que seus segredos sejam revelados. O Di é o diário secretíssimo da Tati onde ela conta tudo. Da sua paixão pelo Zeca até o mico do acampamento com a turma da escola. Como ela mesmo diz: ´Cara, fala sério. Tem horas que minha cabeça seqüela. É pai sem dinheiro. Mãe com dor-de-cotovelo. E o gatinho do Zeca que não me dá a mínima. Tipo assim, a vida é feita de muitos obstáculos. Por isso, inventei o Di.

Autora: Heloísa Perissé
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581051000
Páginas: 134
Nota: 

Todo mundo que viveu 2006 (eu acho, não me comprometo com a data) lembra da Heloíse Perissé e O Diário de Tati no Fantástico. Era o único quadro que me motivava a assistir aquelas longas horas de previsão apocalíptica. Então passaram anos e ninguém mais ouviu falar da Tati, até a estreia do filme em agosto e o relançamento do livro. Claro que eu quis ler, né. Tipo assim, cara, a Heloísa Perissé é uma ótima comediante.

Pfvr, a partir de aqui vou adicionar todas as gírias que couberem na resenha, cara, porque, tipo assim, o livro é bem punk assim. Brincadeira, não consigo - é bizarro. Ok, parei. Sem querer bancar a srta Óbvia, o livro é o diário de Tati (dã) e segue a risca esse formato. Tati apelidou seu caderno secreto de Di, para criar mais intimidade, você sabe, e então fala como se fosse o melhor amigo. 

Os dramas são característicos, clichês e se fossem diferentes não se adequariam tanto ao livro como foi. Tati tem problemas com os pais, se apaixona fácil, odeia matemática e acha que vai bombar no colégio. Coisa de adolescente, como diriam 11 a cada 10 pais. É nessa fase que tudo vira o fim do mundo (na verdade, é  realmente o fim do mundo, mas enfim), e a autora se aproveita disso para construir catástrofes loucas e exageradas.

É aí o grande trunfo do livro: o lado comédia. O Diário de Tati força a barra no drama - o drama engraçado tipico da adolescência. Força nas gírias - que, para o livro, é uma tirada inteligente e que deixa tudo mais fluido. Não é pra provocar reflexões, é para arrancar gargalhadas. E isso faz com maestria. Adoro Heloísa como atriz de comédia, agora também sou sua fã como autora de comédia. Não me marcou, mas eu ri, e recomendo para a tarde chata de segunda feira chata.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

Comentários

  1. Oi!
    Eu não assistia esse programa, eu sei que não gostei da capa desse livro, ahahaha
    Beijos
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Joana! Estou ansiosa para ler O Diário de Tati! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de livros me me fazem rir, é tão gostoso!
    A capa desse livro me chamou bastante atenção, é simples, linda e não tão comum. A história me interessou também!
    Adorei a sua resenha!
    bjim

    ResponderExcluir
  4. é, eu lembro do quadro no programa :D
    a Heloísa é uma ótima atriz, adoro os papéis dela... sempre bem engraçados. então o livro não deve ser diferente né? :D

    ResponderExcluir
  5. Ah eu ADORO A HELOISA.
    Ela é muito legal, eu via o Fantástico só por causa dela mesmo,
    mas depois que vi Cócegas adorei mais.
    E dentro de cócegas tem uma parte da Tati, eu adorava , minha mãe dizia que era muito eu . hahaha
    Eu quero muito ler esse livro, preciso dele, tipo assim, pra ontem hahah
    Amei a resenha.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ser um livro para outra faixa etária, acho que deve ser super engraçadinho. Sei lá, a adolescência é um clichê mesmo. Não tem como fugir de algumas coisas, e encarar com bom humor e inteligência é bacana.
    Não é um livro que eu leria agora, mas há uns anos, provavelmente!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Também me recordo a data com total certeza, mas eu assistia O Diário de Tati no Fantástico, e AMAVA!
    "Tati tem problemas com os pais, se apaixona fácil, odeia matemática e acha que vai bombar no colégio."... tipo assim né, tipo eu com os meus 15 ou 16 anos! haha.
    A Heloisa é uma ótima atriz, mas ela não me convence no papel de uma adolescente, fica muito forçado.
    Quero comprar o livro de presente para minha irmã, e claro, dar uma lidinha depois tbm né!!! =D

    ResponderExcluir
  8. Como a Tati diria tipo assim kra eu não sabia que a serie tinha virado livro,adorei.

    ResponderExcluir
  9. Tipo assim só agora me toquei que quem escreveu O Diário de Tati foi a Heloíse Perissé. Tipo assim, maior desatenção do mundo. Hahahaha. Provavelmente vou acabar comprando esse livro (tá bem baratinho) pra fechar algum frete, e espero dar umas boas risadas igual quando passava O Diário de Tati no Fantástico. Quero assistir o filme também. Tipo assim, ótima resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Me lembro do quadro dela no Fantástico! rs'

    E gosto bastante da Heloísa Perissé - os dialogos carregados de girias e os dramas me faziam rir muito. Não sabia sobre o livro =**

    ResponderExcluir
  11. Pode me criticar, mas não gosto dela como atriz, então nem me arrisco com o livro, alem do mais, não é pra minha idade, rs.

    ResponderExcluir
  12. Esse é um dos poucos livros que lançaram que não quero ler, e pelo que li na resenha, acho que irá me desagradar, mas sei lá ne...Mas não leria u.u

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!