Conselho de Amiga por Siobhan Vivian

Conselho de Amiga
Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219305
Páginas: 224
Nota: 

Tento me convencer que não sou a única pessoa que espera que Siobhan Vivian seja Stephanie Perkins. Eu sei! Confundir autores, esperar que uma escritora satisfatória seja como outra surpreendentemente ótima é um erro tremendo, mas simplesmente não consigo evitar. Em algum momento disso tudo, criei toda essa expectativa sobre Siobhan, outro erro gigante na vida literária. Esperar demais é péssimo, se deixar levar pela capa não é recomendável, adorar nem sempre é uma opção.

Ruby foi abandonada pelo pai ainda pequena, mas em compensação tem uma mãe compreensiva e parecida com ela, e três melhores amigas incríveis. Isso até Jim, o pai que ela tanto odeia, aparecer no seu aniversário de 16 anos. Ignorá-lo foi como libertar-se de um fardo para Ruby, ao mesmo tempo que foi o nascer de uma culpa que ela não sabia que seria capaz de sentir. Nem Beth, Katherine e Maria podem ajudar. Na verdade, elas nem parecem querer ajudar.

Pelo conjunto capa, sinopse, histórico da autora, eu imaginei que o livro seria sobre amizade, algo como traição entre amigas. Só que não. Conselho de Amiga é sobre problemas familiares. Os dramas de Ruby são mais particulares do que focados no seu grupo social, a história gira mais em torno do relacionamento com seus pais e consigo mesma do que com as amigas. Siobhan deu um ar mais infanto-juvenil para o livro, quando se esperava algo com a mesma malicia de Não sou este tipo de garota.

Ruby não é a melhor protagonista do mundo. Ela não é uma grande hipócrita como Natalie, mas também não tem grandes pontos de carisma com o leitor. A protagonista é controversa: tem atitude para algumas situações, outras fica esperando pela ação dos outros. Você dá certo crédito, vai Ruby e prova que não mereceu. É confuso - e os outros personagens são assim também.

A forma que Siobhan escreve é boa de ler, mas em algumas partes consegue ser bem maçante. Todo aquele drama de "minha família é desmoronada", "não sei com quem contar", "pobre de mim" é bem constante, e se arrasta num livro tão curto como esse. Eu não amei Não sou este tipo de garota, mas em comparação, o livro de estreia da autora foi gritantemente melhor.

Uma capa bonitinha não segura livro nenhum. Conselho de Amiga é fofinho e bom se você está querendo ler só por ler. A protagonista é confusa, os personagens secundários não são muito melhores, e a única coisa mais empolgante é o final, as últimas 50 páginas. Me decepcionei.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

Comentários

  1. Oi Jo!
    Também me senti frustrada em relação a esse livro! Eu gostei muito de Não sou este tipo de garota, e criei expectativas.... e me decepcionei completamente.
    Até gostei da ideia central da trama, mas acho que a autora não soube desenvolver bem o conteúdo, a leitura ficou arrastada :/
    Pela capa e pelo título, pensei que fosse algo totalmente diferente.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Nathi
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  2. estou super super super curiosa para ler este livro
    é incrivel, cada resenha que leio dele mais me interesso
    mesmo vendo algumas resenhas negativas e umas não tão boas, continuo morrendo de vontade de ler ele :P

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Joana! Estou ansiosa para ler Conselho de Amiga e espero não me decepcionar. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Essa não é a primeira resenha negativa que leio desse livro ! Ja li umas duas ou tres ! Eu acho que o livro precisa de mais alguma coisa eu achei a histroai muito simples ! u.u

    ResponderExcluir
  5. Realmente é tenso quando esperamos muito de um autor e ele nos decepciona. Tenho Não sou esse tipo de garota mas não tive chance de ler ainda, mas esse Conselho de Amiga nem vou comprar, detesto quando damos uma chance e a personagem vai lá e nos decepciona. Isso já me aconteceu quando li a série Sociedade Secreta.

    ResponderExcluir
  6. NUnca li nada da autora Siobhan Vivian,mas achei Conselhos de amigas muito infantil e ao ler a sinopse e a sua resenha nao consegui ter empatia nenhuma com a protagonista.
    Bjus
    Fabianne

    ResponderExcluir
  7. Não gostei muito da história desse livro.
    O livro não despertou em mim a vontade de lê-lo.
    Mias quero muito ler Não sou esse tipo de garota, mesmo que muitos tbm falem que o livro não é bom.
    Não goste de Conselhos de amiga por não gostar de livros que falem muito desse universos de adolêncentes.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  8. Já li um livro da Siobhan Vivian e gostei. É uma leitura leve e bem adolescente... Queria ler esse =/

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha. Você conseguiu expor toda a sua opinião sobre o livro. Confesso que não me interessei muito por ele, assim como não me interessei pelo anterior, "Não sou esse tipo de garota". ;/

    Beijos,

    Laira.

    http://www.ilusoesnoturnas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro tem um tema interessante, as relações de uma adolescente... Confusa, que tem amigas confusas, obviamente ela mesma será confusa :D
    Ruby foi muito bem escrita, a autora conseguiu passar exatamente o que Ruby sentia. E a decepção dela com a melhor amiga, com a mãe deixa a menina sem chão.
    Super dica pra ti flor: ler um livro e fazer comparações com outro livro na resenha não é legal...
    Tente sempre ler um livro sem esperar que ele seja semelhante a um que tenha gostado isso é bucha e nunca dá certo.
    É isso ai.
    Sucesso ♥

    ResponderExcluir
  11. Apesar de não ser um livro que você amou ler, o modo como você o descreveu deu uma certa curiosidade em lê-lo. gostei como você escreveu e descreveu. por várias vezes eu também comparei uma autora com outra e me decepcionei.
    Sucesso com seu blog <3

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha de verdade,porque resenhar é dificil,e você conseguiu passar todos os elementos do livro,eu já imagino como ele seja só pela sua resenha e isso é perfeito.

    Parabéns de verdade.

    A Novo Conceito tem acertado bastante nos lançamentos,mas não dá para a gente esperar que todos os livros vão ser bons.

    parabéns pelo blog.

    bjsss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Gosto desse tema em livros e só li resenhas agradáveis sobre este livro e quero muito le-lo!

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho e li "Não sou este tipo de garota" e gostei. Mas esse aqui não me interessou...

    ResponderExcluir
  15. Não me interessou em nenhum momento esse livro... A história achei muito tola, totalmente sem graça!!! Não me agradou!!! Se surgir oportunidade, até que eu posso ler, mas no momento não!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Nossa,pensei que o livro seria ótimo,a julgar pela capa,coisa que nunca dá certo também hahaha agora fiquei decepcionada tbém poxinha ;x

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio: Trilogia Feita de fumaça e osso

Sorteio: Mar de tranquilidade

Melhor da Miley!